Jorge Viana pede solução para conflito em reserva extrativista no Acre

WebLink Hospedagem de Sites

O senador Jorge Viana (PT-AC) alertou, nesta terça-feira (4), sobre um conflito por posse de terras na Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri (AC). Segundo Viana, posseiros que ocupam terras na reserva há várias décadas estão sendo ameaçados por proprietários interessados em abrir áreas para produção agrícola.

Uma reintegração de posse chegou a ser determinada por decisão liminar, mas o juiz Luís Gustavo Alcaide Pinto, da comarca de Xapuri, reverteu a decisão e marcou uma audiência pública em 18 de agosto para discutir a questão. A iniciativa do juiz foi elogiada por Jorge Viana.

— A proposta que tínhamos era procurar o Ministério Público para fazer uma mediação com o Judiciário, mas acho que a atitude do juiz nos dá tranquilidade. Tudo o que não queremos é que Xapuri e o Acre voltem a ter os conflitos agrários que tinham antes — afirmou.

Jorge Viana lembrou que Xapuri foi a cidade onde o sindicalista e ambientalista Chico Mendes construiu sua trajetória de luta em favor dos posseiros, dos seringueiros e do meio ambiente. Ainda segundo Jorge Viana, Mendes — cujo assassinato completará 30 anos em 2018 — foi um dos principais responsáveis pela criação das reservas extrativistas, que combinam a preservação ambiental com a ocupação humana e as questões trabalhistas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2017/07/04/jorge-viana-pede-solucao-para-conflito-em-reserva-extrativista-no-acre
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *