Pauta Feminina homenageia mês das mulheres negras

WebLink Hospedagem de Sites

As trajetórias das mulheres negras em busca de inclusão em vários espaços da sociedade serão abordadas na 44ª edição da Pauta Feminina, nesta quinta-feira (13). A audiência pública mensal produzida pela Procuradoria Especial da Mulher será realizada em alusão ao dia 25 de julho, data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha.

No Brasil, a Lei 12.987/2014 instituiu oficialmente a data como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra em homenagem à líder do Quilombo do Quariterê, reafirmando assim, a identidade, a história, a cultura e as reflexões sobre a realidade da mulher negra brasileira, latino-americana e caribenha.

A audiência será presidida pela deputada Luciana Santos (PCdoB-PE), com início às 10h da manhã, no Plenário 9 da Alexandre Costa.

Cordel

As convidadas da audiência são Eunice Borges, associada do Programa Liderança e Participação Política da ONU Mulheres no Brasil; Ester Monteiro, diretora de Jornalismo da Secretaria de Comunicação Social do Senado; a diretora de cinema Flora Egécia; a ativista do Coletivo de Mulheres com Deficiência do Distrito Federal Agna Alves e a escritora e cordelista Jarid Arraes.

Jarid fará a abertura do evento declamando cordéis de sua autoria que compõem o livro recém-lançado “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”.

Exposição

Também em referência à campanha difundida nas redes sociais por meio da hashtag #JulhoDasPretas, que marca o mês, o Comitê de Gênero e Raça, em parceria com o Pró-Equidade de Gênero e Raça do Senado, lança a exposição fotográfica virtual na Intranet intitulada “Mulheres Negras no Senado Federal”.

O objetivo é valorizar e dar visibilidade às trabalhadoras negras que contribuem de forma importante para o desempenho da missão institucional do Senado, seja como jovem aprendiz, estagiária, terceirizada, comissionada, efetiva ou parlamentar.

Foram fotografadas 36 mulheres que trabalham no Senado, em múltiplas funções, que se inscreveram pela Intranet. O projeto contou com o trabalho voluntário de servidores e colaboradores fotógrafos de vários setores da Casa que buscaram explorar locais simbólicos do Senado para fazer os registros das mulheres.

Cada uma das modelos receberá, durante a Pauta Feminina, um CD com as respectivas fotografias e um kit com publicações da Procuradoria da Mulher do Senado.

A pauta será transmitida ao vivo pelo e-Cidadania: http://bit.ly/2tNrlfj

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2017/07/12/pauta-feminina-homenageia-mes-das-mulheres-negras
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *