18 de agosto é o Dia Nacional do Estagiário, aprova CE

A Comissão de Educação (CE) aprovou nesta terça-feira (3) o relatório de Telmário Mota (PTB-RR), favorável a estabelecer a data de 18 de agosto como o Dia Nacional do Estagiário (PLC 105/2017) no Brasil. A análise da proposta segue ao Plenário do Senado.

Durante a votação, Telmário disse entender o estágio como “um ato educativo da maior relevância, que favorece tanto os estudantes — ao proporcionar-lhes o aprendizado de competências próprias da atividade profissional e a contextualização curricular necessária ao exercício do trabalho e da cidadania — quanto as empresas — que se enriquecem com a oportunidade de absorver conhecimentos técnicos, culturais e sociais das novas gerações”.

Ainda segundo o senador, a criação do Dia do Estagiário pode possibilitar ao país uma “reflexão mais acurada” sobre a inserção destas pessoas no mercado de trabalho, uma vez que ao passar pela experiência, estagiários frequentemente “convivem com abusos e distorções que precisam ser evitados”.

— Existem empresas que entendem que a participação do estagiário se limita à oportunidade de ter a seu alcance uma mão de obra barata, obrigando jovens estudantes a cumprir tarefas que extrapolam o objetivo da formação profissional — protestou Telmário, para quem a efeméride também poderá reforçar uma cultura de maior fiscalização sobre eventuais abusos.

A data de 18 de agosto foi a escolhida pois foi neste dia, em 1982, que a Lei dos Estagiários (lei 6.494) foi regulamentada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/04/03/18-de-agosto-e-o-dia-nacional-do-estagiario-aprova-ce
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *