Alfândega no Aeroporto Internacional em Manaus apreende joias em operação conjunta com a Polícia Federal

Na madrugada do dia 4, durante operação conjunta da Receita Federal e Polícia Federal no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, foi detectada uma bagagem suspeita em monitoramento de voo doméstico. Após a verificação física foram encontradas várias joias – como pérolas e brilhantes – no valor aproximado de R$ 42 mil.

De acordo com o passageiro, as joias pertenciam a uma empresa industrial estabelecida na Zona Franca de Manaus (ZFM). Em análise dos documentos apresentados verificou-se que a nota fiscal foi emitida por uma das empresas envolvidas na Operação Elemento 79, investigação conjunta da Receita Federal e da Polícia Federal desencadeada no fim do mês de fevereiro, que teve por objetivo desarticular organização criminosa voltada ao comércio ilegal de ouro extraído da Amazônia.

Constatou-se, no caso concreto, a tentativa de saída de mercadoria da ZFM sem autorização da fiscalização aduaneira, sendo essa prática equiparada a contrabando, conforme previsto no art. 39 do Decreto-lei nº 288, de 28 de fevereiro de 1967.

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/agosto/alfandega-no-aeroporto-internacional-em-manaus-apreende-joias-em-operacao-conjunta-com-a-policia-federal
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *