Aprovada indicação de Ellen Barros para a embaixada do Brasil em Burkina Faso

Em sessão semipresencial nesta quarta-feira (23), o Senado aprovou, por 37 votos favoráveis, 5 contrários e 1 abstenção, a indicação da diplomata Ellen Osthoff Ferreira de Barros para o cargo de embaixadora do Brasil em Burkina Faso, na África Ocidental.

A aprovação da indicação — relatada pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) — será comunicada à Presidência da República.

Ellen Barros ingressou na carreira diplomática em 1980, tendo trabalhado em Tóquio, Buenos Aires, Madri, La Paz, Chicago (2003), Basseterre, Los Angeles e Montevidéu.

O Brasil reconheceu a independência do antigo Alto Volta em 1960. Em 1975, estabeleceu relações diplomáticas com o país, que adotaria o nome Burkina Faso em 4 de agosto de 1984. Embora não haja histórico de investimentos brasileiros em Burkina Faso, as relações comerciais passaram por um período de diversificação nos últimos anos, com a exportação de produtos brasileiros com maior valor agregado.

As exportações de Burkina Faso têm sido menos significativas, exceto em 2014, quando o Brasil importou quantidade maior de algodão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/23/aprovada-indicacao-de-ellen-barros-para-a-embaixada-do-brasil-em-burkina-faso
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Aprovada indicação de Ellen Barros para a embaixada do Brasil em Burkina Faso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *