Araújo aborda visita de Pompeo e relação com Venezuela nesta quinta na CRE

Está confirmada para esta quinta-feira (24) a reunião da Comissão de Relações Exteriores (CRE) com o chanceler Ernesto Araújo, a partir das 10h. A pauta principal da reunião, à qual o ministro das Relações Exteriores deve comparecer presencialmente, é a recente visita do secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, a Roraima. Nessa vinda ao Brasil, ocorrida na sexta-feira (18), Pompeo fez duras críticas ao regime de Nicolás Maduro na Venezuela.

Quem solicitou a audiência com Araújo foi o senador Telmário Mota (Pros-RR). Ele ressaltou que Roraima tem, “há séculos”, uma relação pacífica com a Venezuela, com a qual comunga uma extensa fronteira. Para ele, Pompeo trata o Brasil como “uma espécie de semicolônia”.

O senador Antonio Anastasia (PSD-MG) afirmou que não sente nenhuma simpatia pelo governo de Maduro na Venezuela, mas ainda assim entende que a passagem de Pompeo por Roraima foi “absolutamente infeliz”. Para ele, o secretário norte-americano valeu-se de “bravatas”, agindo de forma escandalosa ao ameaçar uma nação soberana, o que infringe inclusive a Constituição brasileira, que respeita a soberania das demais nações.

O senador Major Olimpio (PSL-SP) também criticou a política externa brasileira e a visita de Pompeo. Para ele. o secretário do presidente Donald Trump trata o Brasil “como uma província, uma capitania, chega aqui impondo regras sobre como tratar um país vizinho”. Jaques Wagner (PT-BA) foi na mesma linha, dizendo que os Estados Unidos têm tratado o Brasil “quase como uma base militar”. Para Mecias de Jesus (Republicanos-RR), o objetivo da vinda de Pompeo esteve ligado à campanha de reeleição de Trump, e suas declarações não contam com o apoio da população roraimense.

Já o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), reiterou que o Brasil tem uma “aliança estratégica com os Estados Unidos”, e que a vinda de Pompeo esteve inserida nesse contexto.

A reunião da CRE será semipresencial, portanto contará também com questionamentos feitos por vídeo, além dos presenciais, por parte de senadores. Os internautas também podem enviar comentários e perguntas pelo e-Cidadania.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/23/araujo-aborda-visita-de-pompeo-e-relacao-com-venezuela-nesta-quinta-na-cre
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

2 thoughts on “Araújo aborda visita de Pompeo e relação com Venezuela nesta quinta na CRE

  1. 543460 14423Im not sure exactly why but this web site is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end? Ill check back later and see if the dilemma still exists. 74608

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *