Brasil tem novo embaixador na Georgia, país que se destaca por reformas liberais

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Oswaldo Biato para a chefia da embaixada do Brasil na Geórgia. Durante a sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE), realizada na segunda-feira, Biato destacou o fato da Georgia busca ingressar na União Europeia, o que diminuirá a influência da Rússia sobre o país. A Rússia chegou a invadir a Georgia em 2008 e apoia o separatismo da Abkhazia e da Ossétia, hoje regiões georgianas. 

No plano econômico, segundo Biato, a Geórgia, junto com as nações bálticas (Lituânia, Estônia e Letônia), é o país que mais avançou em reformas econômicas liberais, entre os que fizeram parte da União Soviética. Em 2007, o Banco Mundial considerou a Geórgia “o país mais reformista do mundo”. Em 2019, também o Banco Mundial classificou o país como a sexta nação no mundo onde é mais fácil fazer negócios. Para a ONG Transparência Internacional, em 2018 a Geórgia foi o país mais honesto da Bacia do Mar Negro.

— Graças a essas reformas, a Geórgia possui hoje uma economia dinâmica, aberta, que dá boa acolhida ao capital estrangeiro e, consequentemente, vem recebendo muitos investimentos — disse Biato.

O relator da indicação, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), lembrou que a Geórgia tem apoiado o Brasil em diversas candidaturas para organismos e conselhos internacionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/23/brasil-tem-novo-embaixador-na-georgia-pais-que-se-destaca-por-reformas-liberais
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *