Codevasf pode atuar em toda a bacia do Rio Capibaribe, aprova CDR

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou em caráter terminativo o projeto do senador Humberto Costa (PT-PE) que inclui a bacia hidrográfica do Rio Capibaribe, em Pernambuco, na área de atuação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A proposta (PL 1.121/2019) poderá agora seguir para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja um recurso para que passe antes pelo Plenário do Senado.

O relator na CDR foi o senador Otto Alencar (PSD-BA), que lembrou que a bacia hidrográfica do Capibaribe abrange um total de 42 municípios, com parte deles já incluídos no projeto de integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste setentrional, já abrangido pela Codevasf. Sendo assim, o mérito da proposta é acrescentar o restante da bacia do Capibaribe à área de atuação da Codevasf.

Para Otto, a companhia tem historicamente cumprido um papel muito relevante no desenvolvimento sócio-econômico de regiões nordestinas que até então contavam com poucas perspectivas de crescimento.

— É notório que a Codevasf tem sido de grande importância na organização das atividades produtivas nas regiões em que atua. Visando o aproveitamento dos recursos de água e solo das bacias hidrográficas para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais. Esta otimização se dá por ação direta ou através de outras entidades públicas e privadas, com a promoção do desenvolvimento integrado de áreas prioritárias e a implantação de distritos agroindustriais e agropecuários —detalhou Otto.

Na justificativa do seu projeto, Humberto Costa defende que ao atuar na revitalização das bacias hidrográficas, na oferta da água, na agricultura irrigada, na inclusão produtiva e na adução da água bruta, a Codevasf contribui de forma decisiva no desenvolvimento econômico das regiões em que atua. Para ele, a atuação no Capibaribe beneficiará especialmente as camadas mais pobres, contribuindo na redução dos alarmantes níveis de desigualdade ali existentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2019/05/15/codevasf-pode-atuar-em-toda-a-bacia-do-rio-capibaribe-aprova-cdr
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *