Comissão que irá análisar participação da Petrobras no pré-sal será instalada na terça

A comissão especial que analisará o projeto que trata da participação obrigatória da Petrobras no modelo departilha de produção de petróleo na exploração da camadapré-sal será instalada na próxima terça-feira (4), às 11h. O PLS 131/2015 é de autoria do senador José Serra (PSDB-SP).

A comissão será presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA). A relatoria e a vice-presidência serão decididas na reunião de instalação, que estava marcada, originalmente, para o dia 15 de julho. Os membros do colegiado, entretanto, preferiram iniciar oficialmente os trabalhos apenas depois do recesso parlamentar.

A criação de uma comissão para tratar do assunto havia sido requerida pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) em 30 de junho, mesmo dia em que o assunto foi debatido por sete horas em sessão temática realizada no Plenário do Senado. Na ocasião, foram expostas divergências de opiniões entre senadores, especialistas e autoridades.

A criação da comissão também foi defendida pelo senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) no início de julho, após intensa discussão em Plenário sobre requerimento, apoiado por 46 senadores, que retirava o caráter de urgência da tramitação do projeto.

A comissão especial, com 27 integrantes, funcionará por 45 dias. Uma das vagas, pertencente ao Bloco de Apoio ao Governo (PT, PDT e PP), ainda não foi preenchida.

O projeto de Serra acaba com a obrigatoriedade de a Petrobras atuar com participação mínima de 30% nas operações dos campos do pré-sal. Pela lei atual, a empresa também precisa ser responsável pela condução e execução, direta ou indireta, de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento e produção.

Serra esclareceu que o projeto apenas retira a obrigatoriedade de a Petrobras estar presente como operadora única e financiar 30% de cada poço do pré-sal. O senador observou que o relator do projeto, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), introduziu dispositivo segundo o qual a Petrobras terá preferência em cada licitação.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2015/07/31/comissao-que-ira-analisar-participacao-da-petrobras-no-pre-sal-sera-instalada-na-terca
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Comissão que irá análisar participação da Petrobras no pré-sal será instalada na terça

  1. 550341 554559Up to now, you demand to term of hire an absolute truck or van and will also be removal equipments to valuable items plus look at the new destination. From the long run, which end up with are few things except anxiety moreover stress and anxiety. removals stockport 984649

  2. 687234 801327Ive writers block that comes and goes and I need to have to discover a strategy to get rid of my writers block. It can occasionally be so bad I can barley make sentences. Any guidelines? 24221

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *