Comissão sabatina indicados para as embaixadas do Brasil na Costa Rica e na Arábia Saudita

Em reunião marcada para a quarta-feira (7) às 10h, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) sabatina os diplomatas Antônio Francisco da Costa e Silva Neto e Marcelo Souza Della Nina, indicados para exercer o cargo de embaixador do Brasil na Costa Rica e na Arábia Saudita, respectivamente. A população pode enviar comentários e perguntas por meio do e-Cidadania, pelo telefone ou pela internet (veja detalhes abaixo).

Indicado para a embaixada do Brasil na Costa Rica, Antônio Francisco da Costa e Silva Neto foi assistente na Divisão da América Meridional II (1985-1988) do Itamaraty; professor assistente de Política Externa Brasileira Contemporânea no Instituto Rio Branco (1986); e professor assistente de História das Ideias (1987).

No exterior serviu, entre outros postos, na missão junto às Nações Unidas, em Nova York (1988-1991); na embaixada em Montevidéu (1991-1994); na embaixada em Santo Domingo (1994-1996); na embaixada em Paris (2000-2004); na embaixada em Assunção (2004-2008); na embaixada no México (2008-2011); na embaixada em Kingston (Jamaica), como embaixador (2011-2015) e na embaixada em Helsinque (Finlândia), também como embaixador, a partir de 2015. A indicação do diplomata é relatada pelo senador Hélio José (Pros-DF).

Arábia Saudita

Indicado para o cargo de embaixador do Brasil na Arábia Saudita e Iêmen, Marcelo Souza Della Nina já desempenhou as funções de assessor na Divisão de Tecnologias Sensíveis do Departamento de Organismos Internacionais do MRE (1997-98); chefe do Setor Econômico e de Promoção Comercial na embaixada do Brasil no México (2006-09); chefe da Divisão de Propriedade Intelectual (2014-15); responsável pela coordenação da área econômico-comercial, investimentos, promoção comercial, energia, consular e administração da embaixada do Brasil na China (desde junho de 2015).

Entre as condecorações com que Della Nina já foi agraciado, destacam-se a de Cavaleiro da Ordem da Palma (Suriname), em 1996; a de Cavaleiro da Ordem do Rio Branco, em 2002; e a Medalha “Mérito Santos Dumont”, em 2016. A relatoria da indicação está a cargo da senadora Ana Amélia (PP-RS).

EcoCuiabá

Após a sabatina, a comissão deverá votar requerimento para a realização de seminário como parte integrante do EcoCuiabá. O evento sobre sustentabilidade das Américas ocorrerá na capital do Mato Grosso no período de 11 a 15 de maio de 2020. O requerimento é de autoria do senador Wellington Fagundes (PR-MT).

— O Ecocuiabá está sendo planejado para ser o maior evento sobre a sustentabilidade das Américas. Seu objetivo principal será debater as necessidades para se combater a degradação do meio ambiente. Assim, é de capital importância a participação da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional na discussão de ideias que farão parte de um documento, em forma de manifesto, que revelará cada um dos problemas para a comunidade mundial — explica Wellington Fagundes na justificativa do requerimento.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/05/comissao-sabatina-indicados-para-as-embaixadas-do-brasil-na-costa-rica-e-na-arabia-saudita
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *