Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 29/6

20h30 – Iluminuras
O professor universitário Arthur Mesquita e o advogado Luiz Gustavo Doles Silva falam sobre o funcionamento das moedas virtuais. Mesquita é coordenador de um grupo de pesquisas sobre criptomoedas, blockchain e Tecnologia da Informação. Silva, mestre em Direito Político e Econômico, é especialista em Direito Empresarial pela FGV/ SP. Ambos são autores de publicações nessa área. Entenda, ainda, como essa tecnologia se enquadra no ordenamento jurídico brasileiro.
Reapresentações: 30/6, às 20h30; 1º/7, às 20h30; 2/7, às 18h; 3/7, às 22h e 4/7, 13h30.

21h30 – Em Cartaz
O documentário desta semana retrata a Copa do Mundo de 2014 tendo como foco central a cidade de Brasília. Um dos destaques é o Estádio Mané Garrincha, obra monumental onde futebol e arte se conectam ao universo da metrópole do cerrado. É possível também conferir um paralelo entre a atmosfera vivida pelos jogos no país do futebol e a arquitetura de Oscar Niemeyer. Para além da arquitetura, a Copa propiciou o encontro de culturas no coração do Brasil.
Reapresentações: 30/6, às 22h30; e 1º/7, às 22h30.

Sábado, 30/6

6h – Jornada
No dia a dia dos jogadores de futebol, há sempre uma equipe que atua para dar o apoio necessário aos atletas e, assim, otimizar as chances de bom desempenho em campo. Fisioterapeutas, massagistas, cozinheiras, lavadeiras e roupeiros garantem atendimento especial aos atletas. Esse trabalho feito nos bastidores dos clubes de futebol é o destaque do Jornada desta semana. O presidente da Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf) soluciona as dúvidas do jogador e do dirigente de clube no quadro Direitos e Deveres. O quadro Tá Explicado explica o que diz a lei sobre a instalação de alojamentos para descanso dos empregados.

7h30 – Plenárias
O programa desta semana mostra o fechamento dos trabalhos do Supremo Tribunal Federal (STF) no primeiro semestre de 2018. Em destaque a decisão, por 6 votos a 3, de declarar a constitucionalidade do ponto da Reforma Trabalhista que extinguiu a obrigatoriedade da contribuição sindical. O dispositivo foi questionado na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5794, em outras 18 ADIs e em uma ação declaratória de constitucionalidade (ADC) que buscava o reconhecimento da validade da mudança na legislação. Como as ações tramitaram de forma conjunta, a decisão desta semana aplica-se a todos os processos. O programa também vai mostrar a divulgação, pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, dos números referentes ao balanço processual do primeiro semestre.Segundo a ministra, o Tribunal recebeu no período 51.595 novos processos, dos quais 56,6% foram distribuídos.
Reapresentações: 30/6, às 17h30; 1/7, às 7h30 e 14h30; 6/7, às 4h30; e 7/7, às 4h30.

8h – Saber Direito Profissão
A doutora e mestre em Direito Mônica Queiroz relata que o Direito Civil é um campo fértil e com diversas possiblidades de atuação. Veja em quais áreas os profissionais especialistas na área podem atuar e confira as dicas para quem quer se profissionalizar.
Reapresentações: 30/6, às 23h30; 1º/7, às 8h e 23h30.

8h30 – Saber Direito Responde
Mônica Queiroz esclarece questões sobre Direito Civil. Confira uma introdução ao estudo da responsabilidade civil.
Reapresentações: 30/6, às 14h30; 1º/7, às 8h30 e 2/7, às 0h.

9h – Academia
O programa debate dissertação que trata da tutela jurisdicional das diretivas antecipadas de vontade. O trabalho de Mariana Forbeck aborda a autonomia de quem está no fim da vida para optar por um difícil tratamento médico a fim de prolonga-la ou para preservar a própria dignidade. O mestre em Direito Constitucional Daniel Diniz Vila Nova e o pós-doutor em Direito Osmar Mendes discutem o tema.
Reapresentações: 30/6, às 9h; 1º/7, às 9h; 2/7, às 9h; e 4/6, às 9h.

12h30 – Meio Ambiente por Inteiro
O mesmo óleo usado para transformar bifes e batatas fritas em deliciosos pratos de qualquer cardápio é também um grande vilão do meio ambiente quando descartado de maneira incorreta. Apenas um litro do produto polui cerca de um milhão de litros de água, que equivale ao consumo aproximado de uma pessoa em 14 anos. Se for descartado junto com o lixo comum, ele chega ao lençol freático, é absorvido pelas plantas e mata milhares de espécies. Na atmosfera, produz o gás metano, que retém o calor do sol e acelera o aquecimento global. O programa explica como reutilizar o óleo de cozinha e quais são as maneiras de fazer o descarte adequado do produto.
Reapresentações: 1º/7, às 11h; 2/7, às 12h; 3/7, às 13h30; 4/7, às 12h; 5/7, às 12h30; e 6/7, às 18h.

13h30 – Grandes Julgamentos do STF
Há 10 anos, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que as pesquisas com células-tronco embrionárias não violavam o direito à vida e à dignidade da pessoa humana. Esse foi um dos julgamentos mais importantes da história do Tribunal, não apenas pela repercussão nacional e internacional, mas também porque deu esperança de vida para milhares de brasileiros e alavancou os avanços da medicina sobre o uso e a pesquisa de células tronco embrionárias. No Judiciário, a discussão representou um marco que envolveu a opinião pública e confrontou a visão religiosa sobre a origem da vida. Reveja os debates e as defesas no Plenário e entenda porque a Suprema Corte decidiu que o artigo 5º da Constituição Federal não foi violado.
Reapresentação: 1º/7, às 13h30.

13h30 – Artigo 5º
Nas últimas três décadas, a sociedade brasileira sofreu mudanças significativas em decorrência do desenvolvimento de novas tecnologias. Essas mudanças também podem ser vistas no Judiciário. O programa Artigo 5º mostra como o uso de ferramentas cada vez mais modernas tem ajudado juízes, tribunais e o próprio cidadão. Os processos eletrônicos ganharam velocidade e julgamentos são realizados em tempo real em várias partes do país por meio de videoconferência.A tecnologia também reduziu o uso de papel nos tribunais, diminuindo tempo e burocracia. O programa desta semana trata ainda das novas regras para o uso de aplicativos, como o whatsapp, com a participação do juiz Aureliano Albuquerque e do advogado especialista em Direito Digital Thiago Sombra.
Reapresentações: 1º/7, às 14h.

18h30 – Repórter Justiça
O programa mostra como o empreendedorismo vem crescendo no Brasil e os fatores que estão motivando pessoas a trabalhar por conta própria. Vamos falar de empreendedorismo feminino, negócios físicos digitais e explicar o investimento anjo, feito principalmente em startups.
Reapresentações: 1º/7, às 18h30; 2/7, às 20h30; 3/7, às 21h; e 5/7, às 20h30.

Domingo, 1º/7

10h30 – Link CNJ
Nadine Gasman, representante do escritório da ONU Mulheres no Brasil e responsável pela Campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas UNA-SE pelo Fim da Violência Contra as Mulheres para a América Latine e o Caribe, fala sobre o combate à violência contra mulheres no Brasil e no mundo. Confira também o levantamento feito pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que demonstrou aumento no número de sentenças em casos de feminicídio no país.
Reapresentação: 3/6, às 7h30.

16h30 – JT na TV
O programa traz uma entrevista sobre saúde mental e qualidade de vida com a psicóloga Magda Zurba, professora e pesquisadora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Magda refletiu sobre a necessidade de se preparar emocionalmente para lidar com os desafios que a vida apresenta diariamente.
Reapresentação: 4/7, às 7h.

21h30 – Refrão
João Suplicy é o convidado desta semana. Cantor, compositor e multi-instrumentista, ele está há duas décadas na estrada musical e atualmente vive um momento de maturidade e vigor artístico. Esses sentimentos estão refletidos em seu mais recente álbum “João”, que é também, seu primeiro disco solo autoral em 12 anos.
Reapresentações: 2/7, às 21h30; 3/7 às 22h; 4/7, às 13h30; e 5/7 às 21h30.

Fonte: TV Justiça

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=382886
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *