Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

Sexta-feira, 31/7

20h – Grandes Julgamentos do STF
O programa aborda o direito a indenização para candidatos aprovados em concurso público que enfrentam demora na nomeação. O Supremo Tribunal Federal (STF) tratou da matéria no julgamento de recurso extraordinário da União contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região que concedeu a servidores da Receita Federal indenização em razão da demora da Administração Pública em nomeá-los para a função. O STF, no entanto, reformou o entendimento da Justiça Federal e decidiu que não houve dano nem abuso ou arbitrariedade da administração com o suposto atraso. O programa mostra os votos de todos os ministros que participaram da votação, expondo os argumentos que deram base à decisão. O advogado Marcos Joel dos Santos, especialista em demandas relacionadas a concurso público, explica o que diz a lei sobre nomeação de candidatos, cadastro de reserva e regras de terceirização na administração pública.
Reapresentações: 1/8, às 20h30; 2/8, às 10h30; 3/8, às 6h30; 5/8, às 9h; e 6/8, às 18h.

20h30 – Iluminuras
O escritor mineiro Marcelo Pereira Rodrigues, autor de dez livros, o mais recente lançado em Portugal, divide o Iluminuras desta semana com a professora gaúcha de Direito Penal Soraia Mendes, que tem seis obras publicadas.
Reapresentações: 1/8, às 11h; 2/8, às 11h30; 3/8, às 21h; 4/8, às 22h30; 5/8, às 22h30; e 6/8, às 7h.

21h – Cine Brasil
O Cine Brasil volta no tempo para mostrar a antiga cidade de Maurícia – atual Recife. Modernizada por Maurício de Nassau, a capital de Pernambuco tinha um observatório astronômico já no século XVII e a maior ponte do novo mundo até então. Quase 400 anos depois, parte dos moradores tem saudade de Nassau (considerado por muitos o “melhor prefeito de Recife”). Mas qual é o motivo de tanta consideração por um conquistador? A pergunta é o ponto de partida do documentário “Doce Brasil Holandês”. A diretora Monica Schmiedt levou duas historiadoras de mesmo sobrenome à cidade: a brasileira Kalina Vanderlei e a alemã Sabrina Van der Ley. Coube à dupla explorar o legado deixado por Nassau nos 24 anos em que os holandeses permaneceram no Brasil.
Reapresentações: 1/8, às 20h30; e 2/8, às 23h.

Sábado, 1/8

8h – Saber Direito Debate
Alunos do Saber Direito tiram dúvidas em relação à posse e ao porte de armas, vencimento de registro, disparo acidental e aplicação do Estatuto do Desarmamento. O professor de Direito Penal Ailton Rodrigues explica, ainda, aos estudantes a diferença entre o Código Penal e a Lei 9.455/97 no que configura crime de tortura.
Reapresentações: 2/8, às 19h; e 3/8, às 5h30; e às 10h.

12h30 – Forum
O Fórum desta semana discute liberdade de expressão. Participam do programa o professor de História da Universidade de Brasília (UnB) José Otávio Guimarães e o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB-DF) Wanderson Menezes.
Reapresentações: 2/8, às 18h; 3/8, às 11h30; 4/8, às 9h30; 5/8, às 11h; e 6/8, às 12h.

20h – Meio Ambiente por Inteiro
Você sabe o que faz uma planta se tornar uma espécie invasora e os riscos que ela pode trazer para a biodiversidade? Esse é o tema do Meio Ambiente por Inteiro desta semana. Participam do programa a engenheira agrônoma Kenya Simões e o especialista em Direito Ambiental Nelson Buganza Júnior. Exibição inédita: 01/08, às 20h.
Reapresentações: 2/8, às 8h; 3/8, às 18h; 4/8, às 10h; 5/8, às 12h30; 6/8, às 21h; e 7/8, às 12h30.

Domingo, 2/8

20h – Refrão
O programa mostra a sensibilidade, força rítmica e melódica de Paula Zimbres, que participou como instrumentista de trabalhos de vários músicos, mas se dedica também à composição e passou a gravar seus próprios discos: Água Forte, lançado em 2013, e Moinho, que sai ainda em 2015. No Refrão desta semana, ela mostra o seu trabalho acompanhada pelos músicos Cairo Vitor e Pedro Tupã.
Reapresentações: 3/8, às 13h30; 4/8, às 11h30; 5/8, às 10h; 6/8, às 19h; e 7/8, às 18h.

Segunda, 3/8, a sexta-feira, 7/8

8h – Saber Direito Aula
A professora Gabriela Freitas apresenta as mudanças no Direito Processual com a aprovação do novo Código de Processo Civil e explica tópicos como os motivos que levaram à elaboração de um novo Código, os institutos jurídicos da jurisdição, da ação e do processo, os princípios do Devido Processo Legal, Isonomia, Contraditório, Ampla Defesa e Fundamentação das Decisões, considerados essenciais para a concretização da democracia no âmbito jurisdicional. Fala, ainda, sobre métodos alternativos de resolução de conflitos e seu tratamento no novo CPC. Gabriela Freitas é doutoranda em Direito Processual, coordenadora do Instituto Mineiro de Direito Processual e assessora no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Reapresentações: segunda a sexta-feira, às 23h30.

Fonte: TV Justiça

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=296693
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Confira os destaques da TV Justiça para o fim de semana

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a video game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these Second Life authors and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *