Conheça os candidatos a senador por Mato Grosso

MATO GROSSO – MT

Adilton Sachetti (PRB)

1º suplente: Chico Galindo (PTB)
2º suplente: Alessandra Nicolli (PRB)

Adilton Domingos Sachetti, 62 anos, é natural de Nova Veneza (SC) e produtor rural. Participou da criação de entidades como a Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e a Associação dos Produtores de Biodiesel do Brasil. Foi prefeito de Rondonópolis (MT) entre 2005 e 2008 e se elegeu deputado federal em 2014.

Aladir (PPL)

1º suplente: Sonia Maria (PPL)
2º suplente: Gordo Pé no Chão (PPL)

Aladir Leite Albuquerque, 60 anos, é natural de Aragarças (GO) e servidor público aposentado. Trabalhou no Instituto de Terras de Mato Grosso, na Secretaria de Agricultura do estado e na Prefeitura de Cuiabá (MT). Foi candidato a vereador na capital mato-grossense em 2000, 2004, 2008 e 2012, mas não se elegeu.

Dr. Waldir Caldas (Novo)

1º suplente: Givanildo Gomes (Novo)
2º suplente: Nicácio Lemes Jr. (Novo)

Waldir Caldas Rodrigues, 63 anos, é natural de Corumbá (MS) e advogado criminalista em Cuiabá. Foi também professor do ensino médio.

Fávaro (PSD)

1º suplente: Geraldo Macedo (PSD)
2º suplente: José Lacerda (MDB)

Carlos Henrique Baqueta Fávaro, 48 anos, é natural de Bela Vista do Paraíso (PR) e produtor rural. Foi vice-governador do Mato Grosso entre 2015 e 2018, quando rompeu com o governador Pedro Taques e renunciou ao cargo. Participou da fundação da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, entidade da qual foi delegado regional, vice-presidente e presidente.

Gilberto Lopes Filho (PSol)

1º suplente: Evandro Vandoka (PSol)
2º suplente: JB (PSol)

Gilberto Lopes Filho, 55 anos, é natural de Tesouro (MS) e servidor público estadual. Formado em administração, trabalha no Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso. Já passou pela Secretaria de Saúde do estado e foi candidato ao Senado também em 2014, sem êxito.

Jayme Campos (DEM)

1º suplente: Fábio Garcia (DEM)
2º suplente: Cândida Farias (MDB)

Jayme Veríssimo de Campos nasceu em 1951 em Várzea Grande (MT), hoje região metropolitana de Cuiabá. Filho de político, iniciou sua carreira pública na Arena, ajudando o irmão Júlio Campos em campanhas eleitorais. Foi prefeito de Várzea Grande por três mandatos, governador de Mato Grosso entre 1991 e 1995, e senador entre 2006 e 2014.

Juíza Selma Arruda (PSL)

1º suplente: Beto Possamai (PSL)
2º suplente: Clerie Fabiana (PSL)

Selma Rosane Santos Arruda, 55 anos, é natural de Camaquã (RS) e juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso. Atuou em vários municípios do estado e, no comando da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, atuou nas operações que resultaram na prisão do ex-governador Silval Barbosa e de outros políticos. Também foi advogada.

Nilson Leitão (PSDB)

1º suplente: Luís Carlos Nigro (PSDB)
2º suplente: Rejane Garcia (PSDB)

Nascido em Cassilândia (MS), Nilson Leitão tem 49 anos e está no seu segundo mandato de deputado federal por Mato Grosso. Começou na política em Sinop (MT), onde foi vereador e também prefeito por dois mandatos. Atualmente é líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados, onde também foi relator da CPI da Funai e do Incra, e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária.

Procurador Mauro (PSol)

1º suplente: Dr. José Roberto (PSol)
2º suplente: Manoel Parrião Birinha (PSol)

 

Mauro César Lara de Barros, o Procurador Mauro, nasceu em 1975 em Cuiabá. Cursou direito na Universidade Federal de Mato Grosso, formando-se em 2000. Foi advogado, gestor na Secretaria de Estado de Administração, procurador federal e, desde 2003, é procurador da Fazenda Nacional. Um dos fundadores do PSol no estado, já disputou cinco eleições pelo partido: em 2006 para governador; em 2008 para prefeito de Cuiabá; em 2010 para senador; em 2012 novamente para prefeito de Cuiabá; e, em 2014, para deputado federal.

Professora Maria Lúcia (PCdoB)

1º suplente: Professor Gilmar Soares (PT)
2º suplente: Aluisio Arruda (PCdoB)

Natural da cidade paulista de Nova América, Maria Lúcia Cavalli Neder tem 67 anos e é professora da Universidade Federal de Mato Grosso desde 1973. Suas principais publicações são sobre o ensino de linguagem, a formação de professor e a educação a distância. Reitora da UFMT de 2008 a 2012, ocupou diversos cargos na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

Sebastião Carlos (Rede)

1º suplente: George Ribeiro (Rede)
2º suplente: Professor Mauro (Rede)

Sebastião Carlos Gomes de Carvalho, 70 anos, é natural de Aragarças (GO) e advogado. Especializado em direito ambiental, foi professor da Universidade de Cuiabá, consultor jurídico da Assembleia Legislativa do estado e vereador em Barra do Garças (MT) entre 1977 e 1983. É membro da Academia Mato-grossense de Letras, entidade que já presidiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/10/02/conheca-os-candidatos-a-senador-por-mato-grosso
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *