Conheça os candidatos ao Senado pelo Amazonas

AMAZONAS – AM

Alfredo Nascimento (PR)

1º suplente: Aluísio Braga (PR)
2º suplente: Antonio Barreto (PR)

Alfredo Nascimento é empresário e tem 66 anos. Foi secretário extraordinário da Prefeitura de Manaus em 1983 e secretário de Administração entre 1984 e 1986. Assumiu durante seis meses a prefeitura em 1988 como interventor nomeado pelo governador Amazonino Mendes. Elegeu-se vice-governador em 1994 e prefeito de Manaus em 1996, sendo reeleito em 2000. Renunciou para assumir o Ministério dos Transportes no governo Lula. Elegeu-se senador em 2006, mas logo se licenciou para reassumir o Ministério dos Transportes. Em 2010 deixou o Senado para concorrer ao cargo de governador do Amazonas, mas acabou derrotado no primeiro turno por Omar Aziz.

Eduardo Braga(MDB)

1º suplente: Sandra Braga (MDB)
2º suplente: Miguel Biango (MDB)

Carlos Eduardo de Souza Braga é de Belém e tem 58 anos. Empresário, formou-se em engenharia elétrica pela Universidade Federal do Amazonas. No início dos anos 1980, foi eleito vereador em Manaus. Em 1992 elegeu-se vice-prefeito de Manaus. Em 2002, foi eleito governador no primeiro turno, repetindo o resultado em 2006. Em 2010, elegeu-se senador. Na Casa, suas principais bandeiras foram o desenvolvimento sustentável, a integração regional e a reforma político-eleitoral. Entre 2012 e 2014, foi líder do governo de Dilma Rousseff no Senado. Em 2015 e 2016, interrompeu a atividade legislativa para comandar o Ministério de Minas e Energia — retornando em seguida do Senado.

Hissa Habraão (PDT)

1º suplente: Afrânio Gomes (PDT)
2º suplente: Marcelo Saldanha (PRP)

Hissa Habraão é empresário  e tem 38 anos. Formado em economia, elegeu-se vereador em Manaus em 2008. Em 2010, concorreu ao governo do Amazonas, mas não foi eleito. Em 2012, elegeu-se vice-prefeito na chapa de Arthur Virgílio. Acumulou também as funções de secretário de Infraestrutura e Habitação e de presidente do Comitê Gestor da Política de Mobilidade Urbana e Ordenação das Ações de Reordenação do Centro de Manaus. Em 2014, candidatou-se a deputado federal. Em 17 de março de 2016, deixou o PPS e filiou-se ao PDT, partido do ex-governador Amazonino Mendes.

Luiz Castro (Rede)

1º suplente: Muriel Saragoussi (Rede)
2º suplente: Perseverando Garcia (Rede)

Luiz Castro Andrade Neto, 59 anos, é natural de São Paulo (SP). Professor, agricultor e advogado formado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), está no quinto mandato como deputado estadual. Foi prefeito de Envira (AM) por dois mandatos. Presidiu a Associação Amazonense de Municípios (AAM) e o Instituto de Cooperação Técnica Intermunicipal (Icoti), foi secretário estadual de Produção Rural no período 2003/2004. Sua proposta principal é o firme combate à corrupção.

Luiz Fernando Santos (PSol)

1º suplente: Marcia Mamede (Psol)
2º suplente: Adilson Maia (Psol)

Luiz Fernando de Souza Santos, 52 anos, é natural de Manaus (AM). Militante do Partido dos Trabalhadores (PT) na década de 1990, afastou-se do PT e é a primeira vez que disputa um cargo político. Professor de sociologia na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), afirma que busca um debate alternativo para a Amazônia.

Plinio Valério (PSDB)

1º suplente: Carlos Alberto (PRB)
2º suplente: Jacira Souza (PSDB)

Francisco Plinio Valerio Tomaz, 63 anos, é natural de Manaus. Jornalista, radialista e relações públicas, foi eleito vereador em 2012 e reeleito em 2016. Em 2013, suplente, assumiu durante oito meses o cargo de deputado federal, quando foi membro da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

Rondinely Fonseca (PSol)

1º suplente: Rosilane Almeida (PSol)
2º suplente: Edilson Pereira (PSol)

Rondinely Fonseca da Silveira, 39 anos, é natural de Manaus. Jornalista, redator e pastor evangélico, disputa pela primeira vez um cargo político.

Vanessa Graziottin (PCdoB)

1º suplente: Thiago Medeiros (PT)
2º suplente: Joanilson Mendes (PCdoB)

Vanessa Grazziotin é farmacêutica e tem 57 anos. Em 1988 se elegeu vereadora de Manaus pelo PCdoB, reelegendo-se em 1992 e 1996. Em 1998 foi eleita deputada federal por Manaus, a terceira mais votada no Amazonas. Em 2002, Vanessa se reelegeu com a segunda maior votação proporcional do país. Foi eleita senadora pela primeira vez em 2010. No Senado, é procuradora da mulher e tenta a reeleição.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/10/02/conheca-os-candidatos-ao-senado-pelo-amazonas
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *