Conheça os candidatos ao Senado por Pernambuco

PERNAMBUCO – PE

Adriana Rocha (Rede)

1º suplente: Elnatam Barros de Lima (Rede)
2º suplente: Mirtes Celestino (Rede)

Adriana Rocha de Holanda Coutinho, 49 anos, é natural de João Pessoa(PB) e advogada. Preside a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade daOrdem dos Advogados do Brasil (OAB) e também é vice-presidente daComissão de Diversidade Sexual do Conselho Federal da OAB. Foiprofessora universitária e é especializada em direito constitucional.

Albanise (Psol)

1º suplente: Jacira Galvão (Psol)
2º suplente: Nádia Gomes (Psol)

Albanise Pires Ferreira de Azevedo, 51 anos, é natural de Recife (PE)e servidora pública federal. É analista do Ministério Público da União.Participou da diretoria do Sindicato Nacional dos servidores do órgão(SindMPU). Foi candidata ao Senado em 2014, quando obteve 27 mil votos eficou em 3º lugar entre 5 candidatos.

Bruno Araújo (PSDB)

1º suplente: Guilherme Coelho (PSDB)
2º suplente: Betinha Nascimento (PSDB)

Bruno Cavalcanti de Araújo, 46 anos, é natural de Recife (PE) edeputado federal. Foi deputado estadual por dois mandatos (1999-2007) enesse período foi vice-presidente da Assembleia Legislativa dePernambuco. Elegeu-se deputado federal em 2006 ecumpre o terceiro mandato consecutivo. Na Câmara, foi presidente daComissão de Ciência e Tecnologia e líder da minoria. Comandou oMinistério das Cidades entre 2016 e 2017. É formado em direito.

Eugênia (Psol)

1º suplente: Kátia Cunha (Psol)
2º suplente: Hortênsia (Psol)

Maria Eugênia Wanderley Lima, 35 anos, é natural de Recife (PE).Formada em direito, foi presidente do diretório acadêmico do curso naUniversidade Católica de Pernambuco (Unicap). Participou da articulaçãonacional dos Comitês Populares da Copa, grupos que protestaram contraremoções de moradores para obras da Copa do Mundo de 2014. Foi candidataa vereadora em Olinda (PE) em 2016, mas não se elegeu.

Helio Cabral (PSTU)

1º suplente: Professor Mariano (PSTU)
2º suplente: Lourdes Florentino (PSTU)

Helio Cabral Lima, 58 anos, é natural de Belém de São Francisco (PE) eprofessor universitário. É doutor em agronomia e leciona naUniversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Foi presidente daassociação dos professores da instituição (Aduferpe) e também participouda diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições deEnsino Superior (Andes-SN). Foi candidato ao Senado em 2006 e 2010, masnão se elegeu.

Humberto Costa (PT)

1º suplente: Waldemar Oliveira (PR)
2º suplente: Givânia (PT)

Humberto Costa tem 61 anos e concorre ao seu segundo mandato consecutivo de senador.Formado em medicina e em jornalismo, foi vereador do Recife, deputado estadual e federal. Entre 2007 e 2010, assumiu a Secretaria das Cidades de Pernambuco. Ainda em 2010, concorreu ao Senado, quando foi eleito com mais de 3 milhões de votos, tornando-se o primeiro petista a representar o estado no Senado.Humberto Costa foi também ministro da Saúde no governo Lula e um dos mais atuantes opositores ao processo de impeachment de Dilma Rousseff.

Jarbas Vasconcelos (MDB)

1º suplente: Fernando Dueire (MDB)
2º suplente: Adilson Gomes (PSB)

Natural de Vicência (PE), Jarbas Vasconcelos, 76 anos, concorre ao seu segundo mandato de senador. Advogado, foi deputado estadual (de 1971 a 1974) e deputado federal por três vezes. Elegeu-se prefeito do Recife por dois mandatos e governou Pernambuco de 1999 a 2006, ano em que foi eleito para o Senado. Em 2015, elegeu-se deputado federal mais uma vez, cargo que ocupa atualmente. Parlamentar de postura independente, em 2017 foi favorável à abertura de investigação contra o presidente Michel Temer. Um ano antes, votara pelo impeachment de Dilma Rousseff.

Lidia Brunes (Pros)

1º suplente: Ivete da Silva (PDT)
2º suplente: Mana (Pros)

Lidia Brunes Silva de Souza, 38 anos, é natural de Recife (PE) emilitante social. Ela é coordenadora estadual do Movimento dosTrabalhadores Sem Teto (MTST). Também fez parte da coordenação da UniãoNacional por Moradia Popular (UNMP).

Mendonça Filho (DEM)

1º suplente: Jorge Corte Real (PTB)
2º suplente: Coronel José Alves (PRTB)

José Mendonça Bezerra Filho é natural de Recife e tem 52 anos. Em 1986, aos 20 anos, foi o deputado estadual mais novo eleito no Brasil, sendo reeleito quatro anos depois. Foi governador (2006), vice-governador (1999, 2003) e secretário da Agricultura de Pernambuco (1991). Está no terceiro mandato de deputado federal (1995, 2011, 2015). Também foi ministro da Educação do governo de Michel Temer. É formado em administração de empresas.

Pastor Jairinho (Rede)

1º suplente: Getúlio Cardoso (Rede)
2º suplente: Alessandra Saraiva (Rede)

Jairo Lima da Silva, 42 anos, é natural de Paulista (PE) e pastorevangélico. Atua na igreja pentecostal Assembleia de Deus. Também écantor e compositor de música gospel, além de palestrante motivacional.

Silvio Costa (Avante)

1º suplente: Carminha Queiroz (PDT)
2º suplente: Ruy Coutinho (Pros)

Silvio Serafim Costa tem 61 anos e é natural de Rio Formoso (PE). Professor, atualmente exerce seu terceiro mandato como deputado federal. Foi vereador do Recife no período de 1992 a 2002 e deputado estadual de 2002 a 2006.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/10/02/conheca-os-candidatos-ao-senado-por-pernambuco
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *