Corregedor participa de programa de rádio e fala de ações da corregedoria

O corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, participou, na tarde desta segunda-feira (5), do programa Justiça em Casa da rádio do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e falou sobre os trabalhos de inspeção da Corregedoria Nacional de Justiça no estado.

O TJAP é o terceiro tribunal do país a passar pela inspeção de rotina do CNJ, após a posse de Martins como corregedor. De 5 a 9 de novembro, serão inspecionados os setores administrativos e judiciais da Justiça comum estadual de segundo grau do tribunal estadual.

Durante a entrevista, o ministro falou da importância do trabalho da corregedoria, destacando que a rotina de inspeção vai muito além da busca de irregularidades e punições.  Segundo ele, o foco maior das visitas é o aprimoramento do Poder Judiciário e o apoio aos magistrados para tornar o serviço prestado ao jurisdicionado mais eficiente, com o desenvolvimento de um planejamento estratégico.

Agenda

Durante todo o dia, o corregedor ainda acompanhou várias atividades do TJAP, juntamente com o presidente do tribunal, desembargador Carlos Tork. Martins participou da abertura do Mês do Júri e da Semana de Conciliação, além de realizar atendimento ao público, ouvindo os cidadãos amapaenses.

Ao falar sobre conciliação, o ministro afirmou que ela “demonstra o amor das pessoas na busca de solução e de caminhos para resolverem os seus litígios e, consequentemente, evitar que essas demandas se eternizem por meio de julgamentos no Judiciário”.

O corregedor ressaltou também a atuação do TJAP na conciliação pré-processual, “quando as pessoas buscam a solução de seus conflitos antes mesmo do Judiciário resolver as suas demandas”. Ele parabenizou o estado do Amapá pelo trabalho da Justiça.

A agenda do ministro Humberto Martins contemplou ainda a reunião do Comitê Executivo do Fórum da Saúde do CNJ, com os coordenadores do comitê estadual de saúde do TJAP. Criado em 2010 e tendo como supervisor o conselheiro Arnaldo Hossepian Junior, o comitê é responsável pelo monitoramento e criação de diretrizes relacionadas a demandas judiciais que envolvem a assistência à saúde nos tribunais do país.

Corregedoria Nacional de Justiça

Fonte: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj//noticias/cnj/87949-corregedor-participa-de-programa-de-radio-e-fala-de-acoes-da-corregedoria
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.