Corte nas verbas preocupa relatores setoriais do Orçamento 2019

O corte nas verbas preocupa relatores setoriais do Orçamento 2019 (PLN 27/2018). A necessidade de não aumentar os gastos, como determinado pela Emenda Constitucional 95, somada ao crescimento da dívida pública, reduziram os valores a serem investidos.

O presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Mário Negromonte Jr (PP-BA), reconhece que o papel do relator-geral, senador Waldemir Moka (MDB-MS) não está fácil:

— O relator está recebendo muitas pressões. E pressões justificadas dos seus colegas. Mas ele não pode descumprir a lei.

A senadora Ana Amélia (PP-RS), relatora de Ciência, Tecnologia e Comunicações para o Orçamento de 2019, demonstrou bastante preocupação com os cortes:

— Eu tinha uma série de emendas elaboradas pelos próprios ministérios no valor de R$ 1,4 bilhão. Mas o primeiro relatório do Orçamento me concede apenas R$ 41 milhões. Dezenas de programas serão paralisados.

O relator de Defesa e Justiça, senador Wellington Fagundes (PR-MT), admite que está mais difícil fechar o relatório parcial. Por sua vez, o relator-geral, Waldemir Moka, pretende resolver cada caso, de maneira “fatiada”:

— Acredito que de sexta-feira [23] até a próxima segunda-feira [26] já teremos recebido alguns dos relatórios setoriais. Assim, podemos já ir colocando em votação gradualmente e aprovando até chegarmos aos mais complicados, na data-limite de 28 de novembro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/22/corte-nas-verbas-preocupa-relatores-setoriais-do-orcamento-2019
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *