CRE vai se reunir com secretário-geral da Aladi

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CRE) aprovou nesta quarta-feira (12), requerimento do líder do governo, Fernando Bezerra (MDB-PE), para que o colegiado receba em audiência pública o secretário-geral da Associação Latino-Americana de Integração (Aladi), Alejandro Navarrete. A data da audiência será agora definida pelo presidente da CRE, senador Nelsinho Trad (PSD-MS).

Navarrete é diplomata, nasceu no México e ocupa o cargo de secretário-geral da Aladi desde 2017. Em entrevista recente concedida à agência de notícias espanhola EFE, ele afirmou que a recente aproximação de cúpula existente entre Mercosul e Aliança do Pacífico pode tornar-se “um novo marco” na convergência regional latino-americana.

Ainda na entrevista, o diplomata comparou a aproximação entre Mercosul e Aliança do Pacífico ao acordo celebrado entre França e Alemanha em 1950, que “exerceu um papel fundamental na gestação do que hoje conhecemos como a União Europeia”.

Oito países

O Mercosul é formado hoje por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, na condição de membros com plenos direitos e obrigações. A Venezuela integrou o bloco entre 2012 e 2016, mas hoje está suspensa. A Bolívia está em processo de adesão, e Chile, Colombia, Peru, Equador, Suriname e Guiana participam como “membros associados”. O Mercosul possui um artigo em seu estatuto determinando que apenas nações que compõem a Aladi podem integrar o bloco na condição de membros plenos.

Já a Aliança do Pacífico é formada por México, Chile, Colombia e Peru como países de pleno direito. Outras 57 nações dos 5 continentes participam como “observadoras”. E formam hoje a Aladi os 8 países membros totais do Mercosul e da Aliança do Pacífico, mais Venezuela, Equador, Bolívia, Panamá e Cuba. No requerimento, Bezerra lembra que a Aladi é o maior grupo de integração da região.

No final de maio a CRE também aprovou, a pedido de Nelsinho Trad, a criação do grupo parlamentar Brasil-Mercosul-Aliança do Pacífico (PRS 39/2019).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2019/06/12/cre-vai-se-reunir-com-secretario-geral-da-aladi
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *