Criação de conselho consultivo de saúde para pandemia segue para a Câmara

O Senado aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei (PL) 1.169/2021, que cria um conselho consultivo de saúde para auxiliar a tomada de decisões do governo sobre o enfrentamento da pandemia de covid-19. O texto, da senadora Rose de Freitas (MDB-ES), foi aprovado na forma de substitutivo (texto alternativo) elaborado pelo relator, senador Confúcio Moura (MDB-RO), e vai agora para análise da Câmara dos Deputados.

O texto altera a lei que trata das medidas para enfrentamento do coronavírus, como o isolamento, a quarentena, a vacinação obrigatória. Atualmente, pela lei, essas medidas têm que ser tomadas com base em evidências científicas e análises sobre informações estratégicas em saúde. O substitutivo prevê, assim como no PL original, que sejam consultados “órgãos colegiados especializados” e estabelece que o Executivo regulamentará a criação de um conselho consultivo de saúde para emitir pareceres técnicos sobre a pandemia.

De acordo com Rose de Freitas, decisões políticas tomadas sem seguir as determinações da lei ficam comprometidas e podem gerar contestação, anulação e responsabilização dos agentes públicos e políticos envolvidos. Para ela, as decisões para o controle de qualquer pandemia têm que ter respaldo científico especializado e não podem ser tomadas com base em disputas políticas.

— Esse projeto é importante e tenho certeza de que vai ajudar o Brasil a fazer uma coisa da qual o país foge muito: o planejamento principalmente na saúde pública, que tanto importa à população — disse a senadora.

O relator, senador Confúcio Moura, lembrou que várias informações falsas sobre a covid-19 e as ações de controle da doença foram disseminadas. Para ele, esse desvirtuamento das informações científicas por meio das fake news, além de afetar a aceitação e a adesão da população às medidas sanitárias também podem influenciar “toxicamente” decisões das autoridades sanitárias.

— O conselho científico não é para competir com ninguém nem com nada, é apenas para orientar, para oferecer um rumo a ser tomado, para não termos um bate-boca de opiniões aqui e acolá. É ciência, é ciência; não é ciência, não é ciência — disse o relator, que agradeceu as contribuições dos vários senadores que apresentaram emendas ao texto.

Entre as sugestões acatadas, integral ou parcialmente, estão emendas dos senadores Paulo Paim (PT-RS), Humberto Costa (PT-PE), Rogério Carvalho (PT-SE), Izalci Lucas (PSDB-DF), Mara Gabrilli (PSDB-SP), Mecias de Jesus (Republicanos-RR), Alessandro Vieira (Cidadania-SE), Zequinha Marinho (PSC-PA) e Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB).  

Regras

De acordo com o texto aprovado, o conselho se reunirá periodicamente e será composto por profissionais de saúde, cientistas, pesquisadores, representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS), dos povos indígenas, da sociedade civil, do Ministério da Saúde, do Ministério da Ciência e Tecnologia e das secretarias de saúde dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.

Os integrantes do colegiado devem ser reconhecidos por trabalhos nas suas áreas de atuação e ter notório saber na área de saúde. A atuação será considerada serviço público relevante e não será remunerada. Além dos integrantes, o conselho terá também observadores: membros do Conselho Nacional de Justiça e do Conselho Nacional do Ministério Público, além de líderes da Maioria e da Minoria no Senado e na Câmara.

As recomendações do conselho consultivo deverão ser divulgadas e tornadas públicas no portal do Ministério da Saúde na internet e no Diário Oficial da União. As atividades não poderão sobrepor ou substituir as atribuições do CNS, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).  

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2021/05/05/criacao-de-conselho-consultivo-de-saude-para-pandemia-segue-para-a-camara
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

One thought on “Criação de conselho consultivo de saúde para pandemia segue para a Câmara

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these second life articles and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *