Davi comemora reconhecimento internacional por votação remota

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, celebrou com senadores e deputados, durante a sessão remota do Congresso Nacional desta quarta-feira (13), o reconhecimento internacional do pioneirismo do Sistema de Deliberação Remota (SDR) adotado pelas duas Casas durante o período de pandemia, permitindo assim o funcionamento do Parlamento. Nas sessões da Câmara e do Senado desta quarta, os parlamentares analisam projetos de lei que preveem mudanças no Orçamento Geral da União.

Davi agradeceu aos senadores e deputados pelo esforço diário em manter as atividades e o ritmo das votações, o que tem demonstrado o compromisso do Legislativo em deliberar matérias para minimizar os efeitos do coronavírus no Brasil. O apoio dos parlamentares, segundo ele, foi fundamental para que a implantação da modalidade de votação remota fosse reconhecida como uma experiência de sucesso em todo o mundo.

— Poucos países tem conseguido deliberar em seus Parlamentos e o Brasil tem sido referência, como tem sido destaque em todos os encontros nacionais e internacionais sobre legislativos — disse.

O deputado Fábio Trad (PSD-MS) ressaltou que entre os mais de 240 países que sofrem as consequências da covid-19 e adotam medidas de isolamento, apenas 45 mantêm o Parlamento em funcionamento por meio de sessão virtual, sendo o Brasil um deles.

— Neste momento quero ressaltar a importância para a democracia brasileira do funcionamento pleno do Poder Legislativo como um dos sustentáculos do Estado democrático de direito — reconheceu.

A atuação do Legislativo também foi reconhecida pelo deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).

— De fato, o Parlamento brasileiro teve uma iniciativa meritória e, portanto, como Vossa Excelência acabou de dizer, foi reconhecido inclusive no plano internacional — afirmou.

O SDR foi desenvolvido com a parceria da Secretaria Geral da Mesa (SGM) e da Secretaria de Tecnologia da Informação de cada Casa e adotado em tempo recorde para evitar aglomerações. No Senado, o sistema foi utilizado pela primeira vez na sessão do dia 20 de março, quando os senadores aprovaram o projeto de decreto legislativo (PDL 88/2020) que reconheceu o estado de calamidade pública no país.

Desde então, as sessões virtuais tem possibilitado tanto a deliberação das matérias em tramitação em cada Casa, como agilizado a votação de propostas de crédito suplementar que precisam do aval de deputados e senadores em sessões do Congresso Nacional. As sessões virtuais do Congresso são realizadas separadamente em cada Casa.  

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/05/13/davi-comemora-reconhecimento-internacional-por-votacao-remota
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

11 thoughts on “Davi comemora reconhecimento internacional por votação remota

  1. Hello There. I found your blog using msn. This is an extremely well written article.
    I’ll be sure to bookmark it and return to read more of your useful info.
    Thanks for the post. I’ll definitely comeback.

  2. You can certainly see your enthusiasm in the article you write.

    The world hopes for more passionate writers like you who are not
    afraid to say how they believe. At all times follow your heart.

  3. I am curious to find out what blog platform you are using?
    I’m experiencing some minor security issues with my latest site and I’d like to find
    something more risk-free. Do you have any solutions?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *