Definido nome de diplomata para comandar embaixada brasileira no Kuwait

Com 37 votos favoráveis e 3 contrários, o ministro de primeira classe da carreira de diplomata Francisco Mauro Brasil de Holanda foi aprovado pelo Senado para assumir as embaixadas do Brasil no Kuwait e no Bahrein. A votação foi realizada nesta quarta-feira (23) na sessão semipresencial do esforço concentrado. Também houve uma abstenção. 

Natural de Fortaleza, Holanda nasceu em 22 de abril de 1956 e ingressou na carreira diplomática em 1981. Formado em economia pela Universidade de Brasília, o diplomata tem mestrado em relações internacionais pela School of Economics, em Londres. De 2005 a 2011, ocupou o cargo de chefe da Divisão da Ásia e Oceania II. Em 2011 foi nomeado diretor do Departamento da Ásia do Leste e hoje é o representante brasileiro junto ao Estado da Palestina.

O Kuwait, oficialmente Estado do Kuwait, é um emirado árabe soberano situado na costa noroeste do Golfo Pérsico. As relações diplomáticas com o Brasil foram estabelecidas em 1968, mas conduzidas pela embaixada no Cairo, Egito. Em 1975 o Brasil inaugurou sua missão diplomática em território kuaitiano.

Já o Reino do Bahrein, um arquipélago de 84 ilhas no Golfo Pérsico, esteve sob controle de assírios, persas e árabes e, em 1521, dos portugueses. Retomado pelos persas e depois tornado protetorado militar e comercial britânico, conquistou sua independência em 1971, tornando-se uma monarquia constitucional. As relações diplomáticas com o Brasil foram estabelecidas em 1974.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/23/definido-nome-de-diplomata-para-comandar-embaixada-brasileira-no-kuwait
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *