Deputado paraense ajuíza Ação no Supremo requerendo homologação de plebiscito pelo TSE

O deputado federal Nicias Ribeiro (PSDB/PA) ajuizou uma Petição (PET 3106) no Supremo Tribunal Federal (STF)requerendo a aplicação de “preceito constitucional ante a não homologação, por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do plebiscito realizado para emancipação do município de Mojuí dos Campos”.

Segundo o deputado, Mojuí dos Campos foi criado por meio da Lei paraense nº 6.268/99, e seu processo de emancipação foi remetido ao TSE ante a edição da Lei federal nº 10.521/02. Nicias Ribeiro argumenta que o plebiscito ocorreu em dezembro de 1999, com a participação de eleitores do município e do distrito que se emancipou.

Argumenta que o procedimento teve sua realização autorizada judicialmente pelo STF, em decisão proferida na Suspensão de Segurança nº 1740. Nicias Ribeiro afirma que o processo de emancipação do município de Mojuí dos Campos encontra-se ao “abrigo da Lei nº 10.251, que até a presente data, encontra-se com a força jurídica peculiar e indispensável a uma lei”, afirmou.

Sustenta, ainda, que a falta de homologação do plebiscito fere as cláusulas pétreas da Constituição da República, atingindo princípios constitucionais da igualdade e isonomia, além do pacto federativo. Por fim, argumenta que se não houver a homologação do plebiscito por parte do TSE, não ocorrerá eleição no dia 03 de outubro de 2004.


Ministro Nelson Jobim: relator (cópia em alta resolução)

#CG/RR//SS

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=62266
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *