Ejud-2 resgata parte de sua história em evento que homenageou ex-dirigentes

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (Ejud-2) homenageou, nessa terça-feira (7), os magistrados que exerceram a direção da escola desde a sua criação. A solenidade, que integra as comemorações dos 25 anos de existência da Ejud-2, aconteceu no Fórum Ruy Barbosa, na capital paulista, e se deu em dois momentos.

O primeiro deles ocorreu nas dependências da escola, no 10ª andar, onde foi instalada uma galeria com fotos de todos os ex-diretores. Houve uma cerimônia rápida de descerramento do painel, que contou com a presença de ministros do TST, integrantes do Corpo Diretivo, magistrados e servidores do Tribunal, bem como familiares e amigos dos homenageados.

Além dos magistrados que exerceram o cargo de direção nesses 25 anos, a servidora que possui o mesmo tempo de casa, Silvia Branda, também foi homenageada. O atual diretor da Ejud-2, desembargador Adalberto Martins, aproveitou a ocasião para destacar que a galeria de fotos não representa apenas os ex-diretores, mas todos aqueles que colaboraram com o desenvolvimento da Escola Judicial ao longo dos anos, como servidores e professores.

O segundo momento da homenagem aconteceu na sequência, no auditório do Fórum, durante a abertura do 5º Ciclo de Formação Continuada de Magistrados do TRT da 2ª Região. Na oportunidade, a servidora e os magistrados que fizeram parte da história da Ejud-2 receberam placas de agradecimento.

Sobre o ciclo de formação

O 5º Ciclo de Formação Continuada, evento que substituiu a antiga Semana Institucional, continua até esta sexta (10). O objetivo é promover o debate sobre temas relacionados ao universo do trabalho e garantir a carga horária mínima exigida normativamente aos magistrados.

Na solenidade de abertura, a desembargadora Cândida Alves Leão, representando a presidência do Tribunal, comentou o que espera do evento. “Que todos saiamos daqui melhor aparelhados, reciclados, na questão que nos é mais cara, que é julgar e procurar fazer justiça”.

O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz Philippe Vieira de Mello Filho proferiu a palestra inicial do ciclo, e trouxe à tona o assunto reforma trabalhista. O chefe do Ministério Público do Trabalho (MPT) da 2ª Região, Erick Vinícius Schramm, destacou a importância da presença de ministros do TST para debaterem o assunto. “A reforma trabalhista continua em voga, e nós estamos vivendo aqui uma ruptura sem precedente. Não sabemos ainda ao certo, embora imaginemos, todas as consequências”, observou o procurador.

A trajetória da Ejud-2

Reunir palestrantes de excelência é apenas um dos desafios dos gestores da Escola Judicial. Criada pela Resolução Administrativa nº 1/1993, ela tem por atribuição realizar a formação inicial e continuada de magistrados e servidores do TRT-2.

O vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, que foi diretor da Ejud no biênio 1996/1998, destacou a importância da dedicação dos colegas que dirigiram a escola, e foi enfático ao falar sobre a importância de resgatar a memória da instituição. “É conhecendo o passado que nós conhecemos melhor o presente”.

Sobre a atual gestão da Ejud-2, o desembargador Adalberto enalteceu o trabalho de seus antecessores e do conselho consultivo do biênio em curso (2016/2018), que sempre colaborou com as diversas ações de formação e atribuições da escola. “Aceitamos humildemente as críticas, porque sabemos que não fizemos tudo. Mas acreditem: em tudo fizemos o melhor possível”, finalizou.

No último dia 1º, o desembargador Sergio Pinto Martins foi eleito o novo diretor da Escola Judicial do TRT-2. A posse será no dia 1º de outubro.


Clique acima para ver o álbum de fotos do evento.

Texto: Karina Marsaiolli; Fotos: Décio Samezima – Secom/TRT-2

Fonte: http://www.trtsp.jus.br/indice-noticias-em-destaque/21840-ejud-2-resgata-parte-de-sua-historia-em-evento-que-homenageou-ex-dirigentes
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *