Em dez anos o número de assassinatos de jovens no Rio Grande do Norte triplicou, alertou Fátima Bezerra.

Entre os anos de 2002 e 2012 o número de assassinatos de jovens no Rio Grande do Norte passou de 166 ao ano para 688. Com isso, o estado passou a ocupar o oitavo lugar no pais na ocorrência desse tipo de violência.  Os dados foram apresentados nesta segunda-feira (31) pela senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que na última sexta (28) participou de uma reunião da CPI do Assassinato de Jovens em Natal (RN).

A senadora explicou que a comissão parlamentar de inquérito iniciou um ciclo de viagens para regiões onde a violência vitima mais jovens. De acordo com Fátima Bezerra, dados da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Norte mostraram que de janeiro de 2013 a agosto de 2015 houve 3,3 mil assassinatos de pessoas entre 18 e 24 anos.

–  Trata-se de quase um extermínio da nossa juventude. Esses homicídios atingem principalmente os jovens negros e de periferia. Por isso que o extermínio tem cor e origem social – disse a senadora.

Fátima Bezerra listou alguns programas dos governos federais e estaduais para tentar suavizar essa tragédia. Um deles é o Plano Juventude Viva, coordenado pela Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), e que reúne ações para reduzir a vulnerabilidade dessa parcela da sociedade. A senadora admite, no entanto, que ainda há um longo caminho a percorrer e o poder público e a sociedade não podem ignorar o que está acontecendo.

–  O Congresso não pode ser omisso, porque estaria sendo cúmplice dessa violência homicida. É por isso que torna-se tão importante o trabalho da CPI. Temos que alertar a sociedade civil para juntos encontrarmos formas de identificar e combater os grupos de extermínio, o racismo institucional e a impunidade – alertou Fátima Bezerra.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2015/08/31/em-dez-anos-o-numero-de-assassinatos-de-jovens-no-rio-grande-do-norte-triplicou-alertou-fatima-bezerra
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *