Encontro internacional reúne mais de 200 magistrados em Buenos Aires

A capital da Argentina, Buenos Aires, foi escolhida como sede do 1º Encontro Internacional dos Juízes Federais do Brasil. Dos dias 22 a 25 de novembro, juristas, acadêmicos e políticos estarão reunidos em um evento que possibilitará o intercâmbio jurídico entre Brasil e Argentina. O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e o corregedor nacional de Justiça, ministro Humberto Martins, estão entre os mais de 200 magistrados brasileiros que participam do encontro.

A abertura do evento organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) aconteceu na noite da quinta-feira (22/11). Em discurso proferido durante a cerimônia, Humberto Martins falou da importância da integração entre magistrados brasileiros e argentinos e, ao citar nomes de grandes juristas dos dois países, como o brasileiro Teixeira de Freitas, lembrou que o entrelaçamento de ideias jurídicas entre as duas nações vem de longa data.

“A obra e a influência de Teixeira de Freitas ultrapassou as nossas fronteiras e inspirou a elaboração de diversos códigos na América Latina, como os do Paraguai, Uruguai, Chile, Nicarágua e da Argentina, onde serviu de modelo ao Código Civil elaborado por Vélez Sarsfield, que vigorou de 1871 a 2015”, disse o ministro.

“Por outro lado”, acrescentou o corregedor, “muitos são os juristas argentinos estudados e admirados no Brasil, como Carlos Cossio, Carlos Santiago Nino e Eugenio Zaffaroni, cujas teorias nos campos da Filosofia do Direito e do Direito Penal têm influenciado os juristas brasileiros”.

Evolução conjunta

Ao encerrar suas palavras, o ministro parabenizou a iniciativa da Ajufe, destacando o brilhantismo dos palestrantes e alto nível de comprometimento de todos os magistrados que participam deste evento.

“A realização deste Encontro Internacional da Ajufe em Buenos Aires vem renovar os seculares laços de amizade que une os juristas de ambas as nações, possibilitando que nossos povos evoluam em conjunto para a construção de sociedades mais justas e solidárias”, concluiu.

Na sexta-feira à tarde, o ministro Dias Toffoli abrirá a programação científica do evento, na Universidade de Direito de Buenos Aires, e falará sobre “Os desafios do Poder Judiciário no século XXI”.

Corregedoria Nacional de Justiça

Fonte: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj//noticias/cnj/88062-encontro-internacional-reune-mais-de-200-magistrados-em-buenos-aires
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.