eSocial passa a ser tema de palestras semanais para contribuintes em São Paulo

Será inaugurada, no próximo dia 6 de novembro, uma Sala Especial de Atendimento do eSocial em São Paulo. Inicialmente, o funcionamento da sala paulista será semanal, quando representantes da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do INSS e do Ministério do Trabalho farão um atendimento coletivo aos usuários do sistema. As duas primeiras palestras estão agendadas para os dias 6 e 12 de novembro. As inscrições estão abertas. As vagas são limitadas.

Serviço

Palestra eSocial
Datas: 6 e 12 de novembro
Horário: das 13h às 18h
Programação: palestras com representantes da Receita Federal, da Caixa Econômica Federal, do INSS e do Ministério do Trabalho seguidas de respostas para perguntas enviadas pelos usuários no ato da inscrição ou feitas presencialmente antes do início do evento
Número de vagas para cada palestra: 300
Como se inscrever: basta visitar o Portal do eSocial (http://portal.eSocial.gov.br), clicar em “Fale Conosco” e, em seguida, em “Salas Especiais de Atendimento Presencial”. A sala de São Paulo é a última da lista. Se preferir ir direto ao link de inscrições, basta clicar aqui para a palestra do dia 6 e aqui para a palestra do dia 12

Local: avenida Prestes Maia, 733 – auditório do 22º andar do edifício-sede do Ministério da Fazenda em São Paulo – Luz – São Paulo – SP
Os eventos são gratuitos.

eSocial

Por meio do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) os empregadores comunicarão ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.

A transmissão eletrônica desses dados simplificará a prestação das informações referentes às obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, de forma a reduzir a burocracia para as empresas. A prestação das informações ao eSocial substituirá o preenchimento e a entrega de formulários e declarações separados a cada ente.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias. A legislação prevê ainda tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas.

O eSocial começou a ser implantado em janeiro deste ano em grandes empresas. Atualmente a implantação está na segunda fase, que inclui empresas com faturamento de até R$ 78 milhões não optantes pelo Simples.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e Ministério do Trabalho.

Salas Especiais de Atendimento Presencial

As Salas Especiais de Atendimento Presencial do eSocial começaram a ser implantadas este ano e já estão em funcionamento em Unidades da Receita Federal das seguintes capitais: Fortaleza, Belo Horizonte, João Pessoa, Curitiba e Recife. Também serão instaladas salas em Salvador, Belém, Porto alegre, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

As chamadas salas são compostas por representantes dos quatro órgãos envolvidos no projeto eSocial. Elas funcionam como ponto de referência para que o cidadão busque sanar dificuldades relativas à operacionalização do sistema eSocial e dúvidas sobre legislação tributária, previdenciária e trabalhista relacionada ao eSocial, evitando seu deslocamento aos diversos Órgãos.

Cada Sala de Atendimento funciona de acordo com as características locais. De forma geral, trata-se de um atendimento coletivo aos usuários do eSocial, com periodicidade semanal ou quinzenal, composto por uma breve apresentação sobre o sistema, esclarecimento de dúvidas. A inscrição prévia é obrigatória, pois as vagas são limitadas.

 

Fonte: http://idg.receita.fazenda.gov.br/noticias/ascom/2018/outubro/esocial-passa-a-ser-tema-de-palestras-semanais-para-contribuintes-em-sao-paulo
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *