Eunício se reunirá com equipe econômica do futuro governo

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, informou que terá uma reunião na noite desta terça-feira (13) com futuros integrantes da área econômica no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro. O único nome confirmado no encontro foi o do economista Paulo Guedes, escolhido para chefiar o novo Ministério da Economia.

Segundo Eunício, a pauta da reunião será a possibilidade de mudanças na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019. O presidente do Senado afirmou que pretende colaborar com a transição de governo.

— Entendo não ser justo que um presidente assuma sem participar da discussão do orçamento que ele vai implementar. Estamos abertos a fazer essa discussão.

Eunício, Guedes e os demais presentes deverão conversar sobre projetos de lei do Senado (PLSs) e do Congresso Nacional (PLNs) que digam respeito às finanças do país no próximo ano.

Outros nomes já confirmados para a área econômica do próximo governo são o ex-ministro da Fazenda Joaquim Levy para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); o atual secretário do Tesouro, Mansueto de Almeida, para o mesmo cargo ou para a nova Secretaria da Fazenda; e o presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, que será mantido no posto.

Almoço

O presidente do Senado terá, na quarta-feira (14), outro compromisso com líderes recém-eleitos. Eunício almoçará com vários dos governadores que iniciarão seus mandatos em 2019. O presidente eleito Jair Bolsonaro também comparecerá.

Posse

A pedido de Jair Bolsonaro, Eunício mudou o horário da cerimônia de posse presidencial, no dia 1º de janeiro. A solenidade ocorrerá a partir das 15h, o que representa uma antecipação de duas horas em relação ao horário previsto originalmente.

Ficha Limpa

Eunício comentou a entrada na pauta do Senado do projeto que restringe o alcance da Lei da Ficha Limpa para políticos condenados apenas depois de 2010. O PLS 396/2017 foi remetido ao Plenário, provocando polêmica.

O presidente explicou que houve um requerimento, assinado por mais de 50 senadores, solicitando regime de urgência para o texto. Nesse caso, ele é obrigado a pautá-lo. Eunício observou, também, que qualquer senador que for contrário a essa movimentação pode protocolar requerimento semelhante, bastando para isso reunir o apoio de pelo menos 20 colegas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/13/eunicio-se-reunira-com-equipe-economica-do-futuro-governo
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *