Girão apresenta projeto que proíbe pesquisas até um mês antes das eleições

Em pronunciamento nesta quinta-feira (3), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) anunciou a apresentação de um projeto de lei para proibir a realização de pesquisas eleitoras até um mês antes do pleito. O objetivo é impedir que os institutos de pesquisa influenciem o eleitorado, como o parlamentar considera que aconteceu na escolha do prefeito de Fortaleza.

— Porque a diferença foi de 22% do candidato do poder econômico, do candidato que estava com o poder político para o que tentava a alternância de poder, 22% a diferença na véspera da eleição. Quando totalizaram os votos, no dia seguinte, no mesmo horário, 24 horas depois, 3% foi a diferença” — afirmou.             

Para Girão, trata-se de uma “manipulação escandalosa”, que teria influenciado no resultado das eleições. No seu entendimento, há eleitores que só se decidem na última hora e votam em quem acham que vai ganhar. O senador disse que isso já teria ocorrido nas eleições de 2018, inclusive contra ele próprio. E é por isso que decidiu evitar o que qualifica de fake news sobre as intenções de votos.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/12/03/girao-apresenta-projeto-que-proibe-pesquisas-ate-um-mes-antes-das-eleicoes
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

One thought on “Girão apresenta projeto que proíbe pesquisas até um mês antes das eleições

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *