Hélio José registra os 129 anos da República

O senador Hélio José (Pros-DF) lembrou os 129 anos da Proclamação da República, comemorados na quinta-feira. Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (19), ele também recordou a importância histórica de movimentos anteriores à proclamação, como a Conjuração Baiana, a Inconfidência Mineira, a Confederação do Equador e a Revolução Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

Citando a República Velha, a Era Vargas e a ditadura militar, ele disse que foram poucos os períodos democráticos no país desde a Proclamação da República, declarada pelo alagoano Deodoro da Fonseca, em 1889. Assim, apenas 51, dos 129 anos se deram em plena normalidade democrática.

Ele pediu que a data seja uma oportunidade de reflexão sobre as condições do país, especialmente no que diz respeito à desigualdade social, à saúde, à segurança pública e à educação.

— A República que começamos a ser em 1889 já progrediu muito, mas ainda temos um longo percurso a percorrer até chegarmos onde desejamos. O Senado esteve presente em toda a história republicana do país e está pronto para prosseguir dando a sua contribuição em busca de um Brasil melhor para todos os nossos cidadãos —, discursou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/19/helio-jose-registra-os-129-anos-da-republica
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *