Mecias de Jesus defenderá maior controle da fronteira com a Venezuela

O deputado estadual Mecias de Jesus (PRB-RR), eleito para representar Roraima no Senado, afirma que defenderá em Brasília um maior controle de fronteira para limitar a entrada de imigrantes venezuelanos pelo seu estado. Segundo ele, já são mais de 100 mil refugiados, um contingente que Roraima não suporta.

— Vamos defender o fechamento temporário [da fronteira], até que se organizem critérios para a entrada. Aumentou o tráfico de armas e drogas e a criminalidade em Boa Vista. A polícia está desaparelhada e sem apoio do governo federal.

O Brasil tem mais de 2 mil quilômetros de fronteira com a Venezuela, a maioria dos quais no território roraimense. A única ligação terrestre entre os dois países é a BR-174, que atravessa o estado e termina na cidade de Pacaraima, por onde os refugiados têm entrado no Brasil.

Para Mecias, o estado de Roraima está “atrasado” e enfrenta problemas urgentes, que ele pretende abordar no Senado. Segundo explica, Roraima é o único estado brasileiro que não está conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica, dependendo da Venezuela. Segundo o futuro senador, isso causa apagões frequentes. Ele defende a rápida conclusão das obras de extensão do linhão de Tucuruí, que abastece parte da região Norte.

Outro tema prioritário para Mecias é a questão fundiária. Ele diz que há terras em Roraima que ainda estão em nome na União, e exige que elas sejam transferidas para que a população roraimense possa usufruir. Grande parte do território, observa ele, já é tomado por terras indígenas, reservas ambientais e áreas do Exército, mas ele garante que não mexerá nessas demarcações.

Mecias de Jesus está no sétimo mandato de deputado estadual, e já presidiu a Assembleia Legislativa de Roraima. Também foi vereador e secretário municipal em São João da Baliza (RR). Ele se elegeu senador em outubro no pleito mais disputado do país: com 85,3 mil votos, superou o terceiro colocado, Romero Jucá (MDB-RR), por apenas 400 votos.

A primeira suplente do senador é Enfermeira Roberta (PRB). Completa a chapa o segundo suplente Afonso Parente (PRB).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/01/mecias-de-jesus-defendera-maior-controle-da-fronteira-com-a-venezuela
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *