Norma do Amazonas sobre eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é objeto de ação

O partido político Podemos ajuizou, no Supremo Tribunal Federal (STF), a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6626, contra a validade de norma da Constituição do Estado do Amazonas que definiu o momento para a escolha da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa local (Aleam) para o segundo biênio da legislatura. O ministro Gilmar Mendes é o relator da ação.

Combinação

O objeto de questionamento é a Emenda à Constituição do Estado (EC) 121/2020, que alterou o artigo 29, parágrafo 4º, inciso II para estabelecer que a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio da legislatura deve ser realizada no prazo de 30 dias que antecederem a última reunião ordinária da segunda sessão legislativa.

O partido alega que o processo para a aprovação da emenda tem diversos vícios formais de inconstitucionalidade, em violação a dispositivos da Constituição Federal. Segundo o Podemos, na análise da PEC que deu origem à alteração houve desrespeito ao devido processo legislativo e ao princípio deliberativo das Casas Legislativas, com “clara combinação prévia com o intuito de fraudar o processo deliberativo”, pois, antes da assinatura e da tramitação do parecer da Comissão de Constituição e Justiça, o parecer da Comissão Especial já estava pronto e cadastrado no sistema digital da Assembleia Legislativa.

EC/AS//CF

 

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=458634
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

2 thoughts on “Norma do Amazonas sobre eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é objeto de ação

  1. Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for?
    you made blogging look easy. The overall look of your website is fantastic, as well as the content!

  2. Ahaa, its nice discussion regarding this post here at this webpage, I
    have read all that, so at this time me also commenting at
    this place.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *