Norma rondoniense sobre carreira de defensor público é tema de ADI

A Procuradoria Geral da República (PGR) questiona, no Supremo, o artigo 12 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias  da Constituição do Estado de Rondônia , com a redação dada pela Emenda Constitucional nº 35/03. A norma assegura aos assistentes jurídicos, contratados até a data da instalação da Assembléia Nacional Constituinte, o direito de optar pela carreira de Defensor Público. O ministro Eros Grau é o relator da matéria, tratada na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 3603), com pedido de liminar.

O procurador-geral  sustenta que os assistentes jurídicos só poderiam ocupar o cargo de defensor público se aprovados em concurso público para o provimento de cargos desta carreira. Por essa razão, alega violação ao artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, que exige a aprovação prévia em concurso para a investidura em cargo ou emprego público.

Ressalta, também, que o direito de opção ao cargo de defensor público previsto no artigo 12 do ADCT da Constituição  estadual  “alarga a excepcionalidade da permissão da investidura derivada prevista no artigo 22 do ADCT da Constituição Federal”. 

Consta na ação que o Decreto Estadual 2778/85, ao amparar os assistentes jurídicos, não prevê, dentre as atribuições do cargo, a assistência jurídica aos necessitados, ou seja, a função de defensor público. Assim, o procurador pede a suspensão da eficácia da norma (artigo 12 do ADCT estadual) até a decisão final da ADI.

EC/CG

Relator, ministro Eros Grau (cópia em alta resolução)

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=65857
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

2 thoughts on “Norma rondoniense sobre carreira de defensor público é tema de ADI

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

  2. 887123 838051An intriguing discussion is worth comment. Im confident which you just write regarding this subject, may possibly not be considered a taboo subject but typically persons are too small to communicate on such topics. To an additional. Cheers 595966

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *