Oficinas marcam encerramento da Semana de Valorização da Primeira Infância

O terceiro e último dia da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz trouxe uma programação com oficinas sobre a primeira infância, que ocorreram simultaneamente no Auditório Petrônio Portela e no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) nesta quarta-feira (22).

— As pessoas que compareceram aos três dias do evento estão saindo muito mais informadas e felizes, o que nos deixou muito felizes também. O tema deste ano é muito importante, chamando a atenção de toda população, governantes e políticos para a necessidade de investir nas políticas da primeira infância — disse Lisle Lucena, presidente da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado.

No Auditório Petrônio Portela, no período da manhã, ocorreu a oficina “Cuidando e construindo laços para o futuro da criança”, que trouxe como objetivo dar aos participantes a oportunidade de conhecer os aspectos e a importância da construção de laços e apego para o futuro da criança.

— Tudo começa na primeira infância. Se queremos uma sociedade mais pacificada, tranquila e onde as pessoas tenham uma vida saudável, precisamos começar o trabalho com as pessoas em casa, com as relações familiares, pais e crianças e a relação conjugal — explicou Jaqueline Wendlland, professora titular de Psicopatologia da Universidade Paris Descartes.

Outras oficinas trataram de vínculos seguros e o desenvolvimento da empatia; do desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola; da meditação transcendental e sua ação nas comunidades; das brincadeiras de ontem, de hoje e de sempre na construção da paz; do jogo cooperativo de contar histórias; da promoção de parentalidade positiva para o desenvolvimento de uma infância saudável; de um novo olhar sobre o brincar; e do afeto como política pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/11/22/oficinas-marcam-encerramento-da-semana-de-valorizacao-da-primeira-infancia
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *