Otto reclama de retirada de Paim da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

O senador Otto Alencar (PSD-BA) manifestou indignação nesta quarta-feira (2), durante sessão remota, com a retirada do nome do senador Paulo Paim (PT-RS) da lista de personalidades negras da Fundação Palmares.

Otto ressaltou a importância de Paim na luta defesa dos direitos humanos. O senador também destacou outros nomes excluídos da lista e afirmou que “todas essas personalidades estão num nível bem superior ao autor da portaria que excluiu essas personalidades”.

— Protesto contra a decisão tomada pelo presidente da Fundação Palmares, Sr. Sérgio Camargo, quando excluiu da lista de personalidades negras do nosso país pessoas do quilate do senador Paulo Paim. O senador Paulo Paim construiu uma história de vida na luta política em defesa dos direitos humanos, contra o racismo, contra a exclusão em todos os sentidos. Excluiu dessa lista personalidades como Marina Silva; Milton Nascimento; Gilberto Gil, meu conterrâneo, de quem sou fã de carteirinha pelas suas músicas lá atrás de protesto contra a ditadura e que foi exilado, sofreu muito com o exílio, lutou pela liberdade e pela democracia do povo baiano e do povo brasileiro — ressaltou.

O senador lamentou as “decisões equivocadas” tomadas pela Fundação Palmares.

— Lamentavelmente, estamos vendo, pessoas que estão dirigindo órgãos da importância da Fundação Palmares tomando decisões equivocadas, antidemocráticas e que devem ser revistas, porque não admitiremos nunca que se possam excluir pessoas — que tenham lutado pela liberdade, pela democracia — afirmou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) informou que solicitou ao Ministério Público Federal a apuração do desvio de finalidade da portaria assinada pelo presidente da Fundação Palmares, em que muda as regras para a inclusão de nomes de personalidades negras. A fundação passará a fazer apenas homenagens póstumas, medida que levou à exclusão de 29 nomes da lista. Humberto comunicou, ainda, que apresentou uma proposta de decreto legislativo que susta a decisão tomada por Sérgio Camargo. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/12/02/otto-reclama-de-retirada-de-paim-da-lista-de-personalidades-negras-da-fundacao-palmares
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

One thought on “Otto reclama de retirada de Paim da lista de personalidades negras da Fundação Palmares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *