Paim defende projeto que aumenta compensação financeira aos municípios afetados por hidrelétricas

O senador Paulo Paim (PT-RS) manifestou apoio, nesta quarta-feira (11), ao projeto (PLC) 315/2009, que aumenta a compensação financeira aos municípios afetados pela construção de hidrelétricas. O senador recebeu uma comitiva de prefeitos gaúchos que defendem a proposta, que, em sua opinião, deve ser aprofundada e discutida.

Paim concorda que os municípios devam passar a receber 65% do total da compensação pelo uso de recursos hídricos.

— A proposição é justa, pois são os municípios que sentem os impactos sociais e econômicos da construção de hidrelétricas e de seus reservatórios — afirmou o senador, lembrando que há 42 milhões de pessoas que residem nos 729 municípios que seriam beneficiadas com a aprovação do projeto. No Rio Grande do Sul, destacou, são 62 municípios nessa condição.

Paim chamou atenção para a estiagem no Rio Grande do Sul, que que atinge 20 municípios e tem causado prejuízo de mais de R$ 1 bilhão. Ele também alertou para a crise na produção de leite, que levou 25 mil produtores gaúchos a abandonar a atividade, e salientou os efeitos da recessão no polo naval de Rio Grande (RS).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/04/11/paim-defende-projeto-que-aumenta-compensacao-financeira-aos-municipios-afetados-por-hidreletricas
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *