Paim pede atenção para trabalhadores de frigoríficos durante a pandemia

O senador Paulo Paim (PT-RS) alertou nesta quinta-feira (28) sobre a precária situação dos frigoríficos brasileiros durante a pandemia do novo coronavíris. Em pronunciamento virtual, Paim citou alerta da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) e ressaltou que esses trabalhadores não podem ficar invisíveis. 

Segundo o senador, das 50 cidades com maior índice de pessoas infectadas pelo vírus, 26 possuem frigoríficos em funcionamento. Só no Rio Grande do Sul, essas empresas empregam 50 mil trabalhadores. A pandemia está expondo problemas que os trabalhadores já vinham enfrentando, com as condições precárias de produção, disse Paim, ao alertar que também os pequenos criadores precisam de atenção.     

— Se fecharmos os pequenos frigoríficos, poderá haver desabastecimento no Brasil, e vai gerar muito desemprego, fome e até convulsão.  Os preços podem explodir. A pandemia atinge a todos. Por isso, a importância de medidas de segurança e higiene — disse.

O Senador citou dados da Vigilância Epidemiológica de Lajeado (RS) que apontam 501 casos de covid-19 nos frigoríficos do município. Para preservar a vida dos trabalhadores, as entidades sindicais propuseram medidas como uso de equipamentos de proteção individual, redução da jornada e escalonamento do trabalho em três turnos para diminuir a aglomeração.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/05/28/paim-pede-atencao-para-trabalhadores-de-frigorificos-durante-a-pandemia
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *