Para Ana Amélia, combate às fake news deve preservar a liberdade de expressão

A senadora Ana Amélia (PP-RS) alertou nesta quarta-feira (8) para a questão das fake news no processo eleitoral. As notícias falsas, segundo a senadora gaúcha, preocupam não só o Brasil, mas o mundo todo, e chamam a atenção do Poder Judiciário e de quem se preocupa com a liberdade de expressão.

Ana Amélia contou que o assunto foi debatido nesta semana na Fundação Milton Campos, ligada ao seu partido,  por representantes da OAB, do governo, do Judiciário, do Legislativo e de organizações ligadas à mídia e à defesa da liberdade de expressão. A senadora afirmou que a disseminação de notícias falsas é um tema prioritário para todas as lideranças políticas porque elas podem impactar o resultado final de uma eleição, salientando que o Tribunal Superior Eleitoral está atento ao tema.

— Eu acredito na Justiça Eleitoral, que já vem fazendo um trabalho extraordinário.

A senadora gaúcha lembrou que o efeito das fake news vai além da política e causou prejuízos ao combate a doenças como o sarampo, a poliomielite e a gripe. Ana Amélia chamou a atenção para boato sobre a existência de um tipo de vírus da gripe que não está presente no Brasil, que afastou as pessoas das campanhas de vacinação. Segundo a ela, é preciso contra-atacar as notícias falsas.

— É para mostrar exatamente essa reação que precisa ter velocidade para fazer o contra-ataque à notícia falsa ou à mentira na área da saúde. O quanto a rede social mal usada ou usada perversamente pode representar como um impacto negativo sobre a saúde pública.

Apesar da preocupação com a disseminação de notícias falsas, Ana Amélia fez um alerta para que o combate a esse mal não limite a liberdade de expressão dos cidadãos.

— Há um risco muito sério de, se não examinar caso a caso, se não examinar cuidadosamente, de nós estarmos adotando um política de censura. É uma linha muito tênue entre censura e vigilância. Então nós temos que preservar a liberdade de expressão. E a crítica não é fake news, a crítica é necessária no processo democrático, especialmente a crítica construtiva.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/08/08/para-ana-amelia-combate-as-fake-news-deve-preservar-a-liberdade-de-expressao
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *