Parlasul debate criação de corredores bioceânicos para incentivo ao comércio

A Mesa Diretora do Parlamento do Mercosul (Parlasul) reuniu-se nesta segunda-feira (23) e aprovou a realização, em data a ser definida, do último webinário sobre corredores bioceânicos na América do Sul, os quais serão usados como alternativa para favorecer as trocas comerciais entre os países da região.

A reunião contou com a participação do senador Nelsinho Trad (PSD-MS), que preside a representação brasileira no Parlasul e a Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE).

— Foi discutida, através dos observadores, o transcurso e o resultado final das eleições na Bolívia e no Brasil, e concluíram que tudo ocorreu sem intercorrências. Por fim, foi debatida a realização de um novo webinário para discutir a Rota Bioceânica e o impacto que vai ocasionar na Argentina — afirmou Nelsinho Trad, ao comentar sobre a reunião do Parlasul.

A Rota Bioceânica é um projeto que pretende interligar os oceanos Atlântico e Pacífico, cruzando o Brasil, Argentina, Paraguai e Chile. Oficialmente chamada de Rota de Integração Latino Americana (Rila), a Rota Bioceânica é um corredor rodoviário com previsão de ter quase 2,5 mil quilômetros. O projeto teve início no ano 2000.

Na mesma reunião, a presidência do Parlasul informou que o Grupo Mercado Comum aprovou a prorrogação do período de transição que termina este ano, ficando pendente apenas a aprovação do Conselho Mercado Comum. O período de transição em vigor determina que os Estados-Partes devem realizar, até dezembro de 2020, eleições diretas para o Parlasul, que reúne representantes dos Parlamentos do Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Venezuela.

A Mesa Diretora do Parlasul reúne-se novamente na segunda-feira (30), quando serão discutidas as atividades dos comitês de obras, saúde e infraestrutura, a fim de avaliar o alcance da infecção da covid-19 nos países que integram o bloco, além de outros temas.

Em dezembro, está prevista uma reunião presencial do Parlasul no Uruguai, que somente será efetivada se as autoridades sanitárias locais autorizarem a entrada dos integrantes do colegiado em Montevidéu. O Parlasul é presidido atualmente pelo argentino Oscar Laborde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/11/23/parlasul-debate-criacao-de-corredores-bioceanicos-para-incentivo-ao-comercio
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *