Participantes de audiência pedem gestão descentralizada de fundo para o Pantanal

A gestão e proteção do bioma Pantanal foi debatida nesta segunda-feira (16) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Autoridades governamentais, produtores agropecuários, ambientalistas e pantaneiros participaram de audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente (CMA). Entre as sugestões dos participantes, está a adoção de gestão descentralizada para o Fundo Pantanal.

A audiência foi requerida pelo senador Pedro Chaves (PRB-MS), relator do Projeto de Lei do Senado (PLS) 750/2011, que institui a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal. A proposta cria o Fundo Pantanal, para apoiar atividades de fiscalização ambiental; a pesquisa para conservação e uso sustentável da biodiversidade; e recuperação de áreas desmatadas e degradadas. Além disso, delimita o Pantanal como a área situada em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, correspondente às planícies inundáveis periodicamente, formadas pela Bacia do Alto Paraguai.

Pedro Chaves ressaltou que a proposta preenche uma lacuna na legislação federal específica para o Pantanal, o que dará segurança jurídica no uso sustentável da região. O senador também concordou com a sugestão de adotar uma gestão descentralizada do fundo a ser criado.

— Quem vai fazer a gestão do Fundo? A ideia, em princípio, é do BNDES fazer a gestão. Mas eu acho que é muito boa a ideia de que a gente possa descentralizar e trazer para o próprio estado fazer esta gestão — defendeu.

O PLS 750/2011 é de autoria do senador licenciado Blairo Maggi e já foi aprovado nas comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Assuntos Econômicos (CAE). Pedro Chaves pretende realizar outras audiências para discutir a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal antes de apresentar seu relatório na Comissão de Meio Ambiente.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2018/04/16/participantes-de-audiencia-pedem-gestao-descentralizada-de-fundo-para-o-pantanal
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *