Plenário do STF mantém arquivamento de ação proposta em favor de investigado pela Operação Anaconda

O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou hoje (30/9) decisão do ministro Joaquim Barbosa, que arquivou Reclamação (RCL 2774) proposta em favor de Jorge Luiz Bezerra da Silva. Advogado e delegado aposentado da Polícia Federal, ele é investigado pela Operação Anaconda, que apura suposto esquema de venda de decisões judiciais.

Na reclamação, a defesa apontou falta de isenção dos desembargadores do Tribunal Regional Federal (TRF) da 3ª Região para julgá-lo, principalmente quanto a provas geradas por meio de interceptação telefônica, que declara ser ilícita.

A decisão unânime foi tomada no julgamento de um recurso – agravo regimental – interposto pela defesa de Bezerra da Silva, contra a decisão de Barbosa.

O TRF estaria, para a defesa, violando autoridade de decisão do STF e usurpando a competência da Corte para julgar Bezerra da Silva. “Uma vez que a investigação judicial não atende a objetivos autorizados em lei, e tendo em conta que flagrantemente violado o segredo de justiça que deveria presidir a apuração dos supostos delitos em questão, como noticia ampla parcela da imprensa, perderam, em tese, aqueles ilustres julgadores, a isenção jurídica necessária, pretendida pela Constituição”, afirma o advogado na reclamação.

O relator, ministro Joaquim Barbosa, observou que “a alegação de suspeição não se sustenta, pois a conclusão de que os crimes em investigação abalam sobremaneira a estrutura do Estado não induz à conclusão de que existe inimizade capital entre os magistrados do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e o agravante [Bezerra da Silva]”.

RR/EC


Relator: ministro Joaquim Barbosa (cópia em alta resolução).

Fonte: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=63511
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Plenário do STF mantém arquivamento de ação proposta em favor de investigado pela Operação Anaconda

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *