Reunião preparatória discutirá prioridades estratégicas do Judiciário

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove na próxima semana a 1ª Reunião Preparatória para o IX Encontro Nacional do Judiciário, que será realizado no final do ano. Gestores de tribunais de todo o País estarão em Brasília de 5 a 7 de maio para discutir temas estratégicos do Judiciário, identificando questões relevantes e possíveis soluções de forma colaborativa. 

 

Até 2014, havia uma única reunião preparatória, quando os tribunais traziam suas propostas de estratégias e metas. Essas propostas eram processadas e aprovadas no encontro nacional meses mais tarde. Desde então, o CNJ busca ampliar e democratizar os debates prévios para saber o que os tribunais pensam, do que eles precisam e como podem agir para chegar a esses objetivos, formulando metas e estratégias.  

“Neste ano, a primeira reunião preparatória pretende fomentar um brainstorm coletivo e, a partir daí, levar a discussão para dentro dos tribunais e não apenas para o ambiente da Rede de Governança Colaborativa”, explica a diretora do Departamento de Gestão Estratégica (DGE) do CNJ, Karina Yoshimura, referindo-se ao grupo criado pela Portaria 138/2013. “Esse primeiro evento é voltado ao diálogo, e não ao firmamento de compromissos”, completa. 

A ideia é que os produtos da 1ª Reunião Preparatória sejam processados em cada tribunal, sob a coordenação dos integrantes da Rede de Governança Colaborativa. Os gestores serão estimulados a contatar as áreas afetadas antes de formular metas e prioridades preliminares, que devem ser discutidas com magistrados e servidores antes de consolidadas. Os produtos serão apresentados na 2ª Reunião Preparatória, em agosto.   

Aposta – Uma das principais apostas da 1ª Reunião Preparatória é a criação de grupos mesclados de gestores antes da tradicional divisão por segmentos de Justiça. A ideia é que o contato com realidades diversas enriqueça os debates que ocorrerão posteriormente em cada ramo de Justiça. “As melhores soluções vêm da discussão de vários tribunais para o Judiciário como um todo”, analisa Karina Yoshimura. 

Cada grupo mesclado está ligado a um tema de interesse prioritário definido pelo CNJ, que deve ser escolhido pelos tribunais na hora da inscrição. Os quatro temas gerais tratam de efetividade da prestação jurisdicional; reflexões sobre o novo Código de Processo Civil; combate ao encarceramento no sistema penitenciário e socioeducativo; e Processo Judicial Eletrônico e meios digitais para tomada de decisões

De acordo com a diretora do DGE, os quatro temas prioritários têm relação direta com macrodesafios do Judiciário para o quinquênio 2015-2020.  “Os macrodesafios têm texto muito geral e requerem maior especificação de ações e objetivos, como por exemplo, a necessidade de aprimoramento da Justiça criminal”, explica Karina. 

Os integrantes dos grupos mesclados receberão cadernos para anotar as principais questões e soluções discutidas. Posteriormente, essas anotações serão levadas aos grupos divididos por segmento de Justiça, que vão sistematizar os temas estratégicos de interesse, consolidando questões e possíveis soluções para aquele ramo. Cada segmento apresentará suas conclusões na plenária final realizada no último dia de evento, na quinta-feira (7). 

Débora Zampier
Agência CNJ de Notícias 

Fonte: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj//noticias/cnj/79257-reuniao-preparatoria-discutira-prioridades-estrategicas-do-judiciario
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Reunião preparatória discutirá prioridades estratégicas do Judiciário

  1. 17980 734196What a superb viewpoint, nonetheless is just not produce every sence by any means discussing this mather. Just about any technique thanks and also i had try and discuss your post directly into delicius but it surely appears to be an issue in your blogging is it possible you must recheck this. thank you just as before. 476722

  2. Have you ever heard of second life (sl for short). It is essentially a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl articles and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *