Roberto Rocha quer prorrogar comissão mista da reforma tributária

O presidente da comissão mista da reforma tributária, senador Roberto Rocha (PSDB-MA), vai pedir a prorrogação dos trabalhos do colegiado até 31 de março de 2021.

Instalado em março deste ano para definir mudanças constitucionais sobre a cobrança de tributos, o colegiado deveria encerrar as atividades nesta quinta-feira (10). Mas o relator, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), nem chegou a apresentar parecer sobre o tema.

Roberto Rocha anunciou o pedido de prorrogação em uma rede social. “Considerando o calendário legislativo de dezembro, assim como as eleições da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, em fevereiro, decidimos, em conjunto, solicitar a prorrogação da comissão”, escreveu.

A decisão foi acertada após uma reunião com integrantes do colegiado. Além de Rocha e Ribeiro, participaram do encontro o vice-presidente da comissão, deputado Hildo Rocha (MDB-MA), e o senador Major Olimpio (PSL-SP).

“A reforma tributária precisa ser bem debatida para que a sociedade não pague ainda mais impostos. É impossível tentar apresentar um relatório e, até a semana que vem, fazer uma votação sem uma discussão mais ampla com a sociedade”, publicou Olimpio em uma rede social.

A reforma tributária era tida como a prioridade “número zero” de 2020. O primeiro ato conjunto assinado neste ano pelos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara, Rodrigo Maia, foi justamente para a criação da comissão mista.

Assinado em 19 de fevereiro, o ato dava 45 dias para o colegiado “consolidar o texto” de duas propostas de emenda à Constituição em andamento no Congresso Nacional. A PEC 45/2019, do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), aguarda parecer em uma comissão especial da Câmara e tem como relator o deputado Aguinaldo Ribeiro. A PEC 110/2019, de Davi Alcolumbre (DEM-AP) e outros senadores, está pronta para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. O relator é Roberto Rocha.

Pandemia

A comissão mista da reforma tributária foi instalada em 4 de março. Os parlamentares chegaram a realizar duas audiências públicas presenciais até o início da pandemia do novo coronavírus. Com a explosão dos casos de covid-19 no Brasil, os trabalhos foram suspensos, e a comissão só voltou a se encontrar em julho, de forma remota.

Ao todo, foram realizadas 13 audiências públicas, com 39 convidados. Entre eles, o ministro da Economia, Paulo Guedes. Os parlamentares aprovaram 80 requerimentos, a maior parte para a realização de novas audiências públicas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/12/10/roberto-rocha-quer-prorrogar-comissao-mista-da-reforma-tributaria
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

One thought on “Roberto Rocha quer prorrogar comissão mista da reforma tributária

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these second life websites and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *