Sala-cofre que abriga datacenter do Conselho recebe certificação da ABNT

A sala cofre do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que abriga o data center do órgão recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) certificação de conformidade de segurança em relação à ocorrência de intempéries, tais como incêndios e inundações.

Como o data center contém os cadastros do órgão, tais como o Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP) e o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), além de dados diversos dos jurisdicionados em todo o país, necessita ficar resguardado em local seguro e em sala edificada com materiais específicos resistentes a desastres naturais.

Para assegurar essa condição, a sala cofre foi edificada e adaptada para cumprir os requisitos da ABNT contemplados na norma nbr 15247, que trata de unidades de armazenagem segura (salas cofre e salas para hardware). A sala possui, por exemplo, vedação específica contra riscos de inundação e incêndio e proteção contra fogo, calor excessivo, explosivos, fumaça, água e arrombamento.

Esses e outros cuidados asseguram a capacidade de funcionamento normal do data center por um tempo determinado ainda que ocorra uma adversidade de ordem natural, em medida que visa preservar os dados do servidor do CNJ na ocorrência de intempéries.

Para fornecer o certificado, a ANBT verificou a adequação da sala-cofre às exigências da nbr 15247 e efetuou testes para validar a operacionalidade e a resistência do ambiente. Esses procedimentos vêm sendo realizados anualmente.

Luciana Otoni
Agência CNJ de Notícias

Fonte: http://www.cnj.jus.br/noticias/cnj//noticias/cnj/89079-sala-cofre-que-abriga-datacenter-do-conselho-recebe-certificacao-da-abnt
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.