Senado aprova indicação de novo embaixador em Trinidad e Tobago

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (23) a indicação do diplomata Rodrigo do Amaral Souza para o cargo de embaixador do Brasil em Trinidad e Tobago. O nome dele recebeu 38 votos a favor e 3 contrários em sessão deliberativa semipresencial do Senado.

A indicação de Amaral Souza havia sido aprovada pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na segunda-feira (21). Durante a sabatina, o diplomata destacou a localização geográfica da república caribenha como um aspecto estratégico a ser observado pelo Brasil.

As duas ilhas que compõem o país ficam muito próximas à Venezuela e ao Canal do Panamá, por onde passa boa parte do transporte de carga entre o Atlântico e o Pacifico. Também é uma plataforma de observação interessante para examinar a presença chinesa no Caribe. É para esse país que são direcionados grandes volumes de investimento na área de construção e infraestrutura — destacou.

A indicação de Amaral Souza (MSF 38/2020) foi relatada pelo senador Marcos do Val (Podemos-ES). O diplomara nasceu em São Paulo e tem 63 anos. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas em 1979, ingressou no Instituto Rio Branco em 1982. Serviu em Buenos Aires (Argentina), Guayana (Venezuela), Bridgetown (Barbados), Santiago (Chile) e Roma (Itália). É embaixador do Brasil em Manila (Filipinas) desde 2016.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/23/senado-aprova-indicacao-de-novo-embaixador-em-trinidad-e-tobago
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *