Senado completa 195 anos

O Senado completou 195 anos de funcionamento nesta quinta-feira (6). O registro foi feito pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, durante a sessão plenária remota desta tarde.

Criado em 25 março de 1824 pela Constituição Imperial, o Senado foi instalado nos primeiros anos do Império do Brasil, registrou Pacheco.

O Senado passou a funcionar em 6 de maio de 1826, quando da realização da sessão de abertura da primeira legislatura da Assembleia Geral legislativa, em reunião conjunta do Senado e da Câmara dos Deputados.

Presença feminina

Ao saudar a passagem da data, a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) destacou que a primeira senadora eleita foi Eunice Michiles, representante do Amazonas, tendo tomado posse em 1979, exercendo o mandato até 1987. 

— Eunice não pensaria que 42 anos depois, só tivessem 12 mulheres nessa representação do Senado Federal — observou.

Zenaide Maia lembrou, porém, a participação de uma representante da bancada feminina no colégio de líderes, que passou a vigorar a partir da aprovação do Projeto de Resolução do Senado (PRS) 6/2021, em março.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2021/05/06/senado-completa-195-anos
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

9 thoughts on “Senado completa 195 anos

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. sl is literally my second life (pun intended lol). If you want to see more you can see these sl authors and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *