Senado escolhe novo presidente nesta sexta-feira

LOC: OS SENADORES VÃO ESCOLHER NESTE DIA PRIMEIRO DE FEVEREIRO O PRESIDENTE DA CASA E OS DEMAIS INTEGRANTES DA MESA DIRETORA PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS.

LOC: SAIBA COMO SERÁ A ELEIÇÃO NESTA REPORTAGEM DE ADRIANO FARIA:

TÉC: Um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes de secretários. Essa é a composição da Mesa do Senado, e os ocupantes desses cargos para o biênio 2013/2014 serão eleitos nas chamadas “sessões preparatórias”, como determina a Constituição. A secretária-geral da Mesa do Senado, Claudia Lyra, diz o que vai acontecer na primeira delas.

(CLAUDIA) A primeira reunião preparatória é presidida pelo presidente atual do Senado, que comanda a eleição do presidente.

(REPÓRTER) Caberá, portanto, ao atual presidente, José Sarney, do PMDB do Amapá, a condução da primeira sessão preparatória. Na eleição de 2009, por exemplo, o então presidente, senador Garibaldi Alves Filho, do PMDB do Rio Grande do Norte, esteve à frente do processo e deu posse a José Sarney.

(GARIBALDI) Tenho a honra de proclamar eleito presidente do Senado Federal, que exercerá o mandato no biênio 2009/2010, o nobre senador José Sarney.

(REPÓRTER) O consultor do Senado Arlindo Fernandes explica o que ocorre na sequência, na segunda sessão preparatória.

(ARLINDO) Elege-se o presidente, o presidente eleito toma posse, e ele, já empossado, conduz a eleição do restante da Mesa.

(REPÓRTER) Os senadores, então, elegem os vice-presidentes, os secretários e os suplentes. Segundo Claudia Lyra, a eleição pode ser feita com cédulas de papel ou por meio de votação eletrônica.

(CLAUDIA) A cédula, nós só a usamos quando há mais de um candidato para um dos cargos. Se não, a votação é feita no painel eletrônico.

(REPÓRTER) Na última eleição da Mesa, em 2011, a cédula foi usada para o cargo de presidente, porque havia dois candidatos: José Sarney, que foi eleito, e Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá. Já o processo de escolha dos vice-presidentes, dos quatro secretários e dos quatro suplentes de secretários foi por votação eletrônica, resultado do consenso entre os partidos para esses cargos.

Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/Radio/programaConteudoPadrao.asp?COD_TIPO_PROGRAMA=4&COD_AUDIO=333714
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *