Senado será iluminado de roxo em alusão ao Dia Nacional das Mucopolissacaridoses

O Senado Federal será iluminado de roxo desta segunda (11) até domingo (17), para marcar a passagem do Dia Nacional das Mucopolissacaridoses (distúrbios genéticos que afetam a produção de enzimas), instituído em 2015. As enzimas são fundamentais para diversos processos químicos no organismo e sua falta pode provocar uma série de doenças.

De acordo com o Ministério da Saúde, há diversas consequências desse distúrbio, entre elas macrocefalia (crânio maior que o normal), deficiência intelectual, alterações da face, aumento do tamanho da língua, atraso no crescimento (baixa estatura e baixo peso), rigidez das articulações e deformidades ósseas. A doença não tem cura, mas um tratamento adequado é capaz de reduzir complicações e sintomas, assim como impedir o seu agravamento.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica as mucopolissacaridoses no universo das doenças raras, que afetam cerca de 13 milhões de brasileiros, de acordo com o levantamento mais recente sobre o tema, realizado em 2018 pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma).

O pedido para iluminação do edifício do Senado é da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e foi autorizado pelo primeiro-secretário, senador Sérgio Petecão (PSD-AC), como forma de conscientização da população e da classe médica a respeito do tema.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/05/11/senado-sera-iluminado-de-roxo-em-alusao-ao-dia-nacional-das-mucopolissacaridoses
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *