Senadores celebram o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Senadores se manifestaram sobre o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado nesta segunda-feira (21). Para o senador Romário (Podemos-RJ), esta é uma data para lembrar que a luta por inclusão e respeito acontece todos os dias, já que as pessoas com deficiência enfrentam preconceitos e barreiras diariamente.

“Nós, os representantes da população, devemos garantir o direito dessas pessoas a uma vida independente e feliz. Elas têm direito de fazer parte do mercado de trabalho, construir família e realizar sonhos. Já conquistamos algumas vitórias no Congresso, mas sigo na luta no Senado e conto com o apoio dos meus colegas e da sociedade em geral para garantirmos um Brasil mais inclusivo e menos preconceituoso”, escreveu Romário no Twitter.

Já a senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) publicou um vídeo em homenagem à data.

— Depois de 26 anos assinando com a boca, consegui recentemente escrever meu nome com a mão! E divido esse momento hoje com vocês, Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, para mostrar o quão capazes somos, para mostrar nossa resiliência e vontade de transformar! — disse Mara.

O senador Elmano Férrer também falou sobre o dia nas redes sociais.

Através da inclusão social, respeito e igualdade vamos construindo um país melhor.”

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) também se manifestou.

“Respeite as diferenças. Estamos juntos na luta contra a deficiência do preconceito”, disse ele. 

Os senadores Paulo Rocha (PT-PA), Rose de Freitas (Podemos-ÉS) e Maria do Carmo Alves (DEM-SE) também ressaltaram a importância da data. 

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) demonstrou preocupação com o tema durante pronunciamento em Plenário na quinta-feira (17). Para o senador, a lei de cotas para pessoas com deficiência está sofrendo ameaças de retrocesso.

— Em quase 30 anos de existência, a chamada lei de cotas nunca sofreu tantos ataques como agora. Alegam que as empresas não encontram pessoas com deficiência com qualificação profissional. Isso não é verdade. E se for o caso, é só contratar e qualificar, como muitos setores estão fazendo.

Projetos

Durante a pandemia de coronavírus, diversos projetos de lei focados nas pessoas com deficiência física foram apresentados. Entre eles, proposta que regulamenta o direito a acompanhante para o paciente com deficiência internado em razão da covid-19 (PL 2.985/2020), de autoria de Romário.

O senador também apresentou projeto que determina o teletrabalho para empregados com deficiência e pertencentes a grupo de risco (PL 2019/2020) e projeto que assegura condições especiais ao estudante com deficiência ou doenças raras (PL 1.913/2020).

Romário apresentou ainda o PL 2.188/2020 para instituir condições excepcionais para captação de recursos para o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência, durante o ano-calendário de 2020, em decorrência da pandemia de covid-19.

Mara apresentou o projeto que determina a oferta de transporte diferenciado ao acompanhante que preste atendimento a pessoa com deficiência enquanto durarem os efeitos da pandemia (PL 2.178/2020).

A senadora também apresentou projeto que determina a inclusão de informações relativas a raça e cor e à condição de pessoa com deficiência nas notificações de óbitos e de casos suspeitos ou confirmados de covid-19 (PL 3.411/2020).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/09/21/senadores-celebram-o-dia-nacional-da-luta-da-pessoa-com-deficiencia
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Senadores celebram o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

  1. Have you ever heard of second life (sl for short). It is basically a online game where you can do anything you want. SL is literally my second life (pun intended lol). If you would like to see more you can see these sl authors and blogs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *