Senadores cobram do governo a sanção de projetos para combate à covid-19

Os senadores voltaram a cobrar de Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira (13), a sanção de projetos já aprovados como medidas de auxílio ao país no combate à pandemia do coronavírus, como o PL 873/2020, que amplia a concessão do benefício de R$ 600 para trabalhadores informais de baixa renda, e o PL 1.282/2020, que concede linha de crédito especial para pequenas e microempresas.

Relatora da proposta que ajuda os micro e pequenos empresários, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) lembrou durante sessão remota do Senado que o prazo para sanção se encerra na segunda-feira (18).

— Não é possível que ainda vai gastar mais cinco dias. Eles estão desesperados, literalmente angustiados, quebrando, não dando conta de manter-se de pé. Por que não dar uma prioridade a esse projeto, para que seja sancionado? Porque, para chegar a sanção, à publicação, o Banco Central mandar para os bancos as normativas — pelo amor de Deus! —, isso leva no mínimo de 15 a 20 dias! — alertou a senadora.

Autor do PL 1.282, o senador Jorginho Mello (PL-SC) destacou que o texto aprovado foi construído em consenso com o governo.

— Eu faço um apelo dramático: por favor, vamos sancionar o PL 1.282. Os microempresários estão quebrando todos. O prazo é dia 18, o final. Nós construímos juntos o projeto, por que tanta demora, meu Deus? — indagou o senador.

O líder da Minoria, senador Randolfe Rodriges (Rede-AP), acrescentou que o prazo de sanção do PL 873/2020, de sua autoria, que amplia o auxílio emergencial, se encerra nesta quinta-feira (14). Para Randolfe, os dois projetos são fundamentais para ajudar a população a combater a pandemia.

— É urgente que o presidente da República se concentre em enfrentar a pandemia e pare de criar crises ou movimentar crises; que se concentre no principal problema, neste instante, de todos os brasileiros — afirmou.

O senador Major Olímpio (PSL-SP) também foi duro na cobrança. Ele considerou a demora “vergonhosa”.

— É o fim do mundo ter que esperar a próxima segunda-feira. É incompetência explícita — declarou.

Congresso

Na sessão do Congresso, o senador Paulo Rocha (PT-PA) retomou a cobrança pelas sanções. Ele classificou a demora do Executivo como um descompromisso com o país.

— É uma situação de emergência: emergência para a economia, emergência para solução de combate à pandemia, emergência para os nossos estados e municípios, emergência para as nossas empresas. E as sanções não vêm, por causa desse descompromisso — criticou.

O senador Esperidião Amin (PP-SC) reforçou a necessidade de a sanção sair, principalmente porque, mesmo depois de sancionado o projeto de ajuda à microempresa e ao pequeno empresário, ainda será preciso esperar o decreto que vai regulamentar os fundos garantidores, inclusive o fundo da sociedade de garantia solidária, necessários pra que os bancos liberem o dinheiro.

Também reforçaram os pedidos, o líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (SE) e os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Leila Barros (PSB-DF) e Telmário Mota (Pros-RR).

Em resposta aos apelos, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que tem cobrado do governo celeridades nas sanções e que não entende o motivo da demora, uma vez que a proposta aprovada foi construída por várias mãos.

— A gente fica todo o tempo no limite, sendo que o país está no limite, as empresas estão no limite e são quem sustenta este país. Eu acho que aguardar o prazo constitucional, de fato, leva a mais angústia dos empreendedores brasileiros, que querem a sanção dessa lei para viabilizar o futuro do Brasil — ressaltou.

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) informou que o ministro da Economia, Paulo Guedes, avaliou o PL 1.282/2020 e garantiu que o texto deve ser sancionado ainda nesta quinta-feira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/05/13/senadores-cobram-do-governo-a-sancao-de-projetos-para-combate-a-covid-19
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

3 thoughts on “Senadores cobram do governo a sanção de projetos para combate à covid-19

  1. 966580 363024Hey There. I discovered your weblog using msn. That is really a extremely smartly written article. I will make certain to bookmark it and come back to read much more of your beneficial information. Thanks for the post. I will definitely return. 48757

  2. 228589 335466That being said by use it all, planet is truly restored just a little a lot more. This situation in addition will this specific Skin tightening and starting to be moved and into the mood of these producing activities. daily deal livingsocial discount baltimore washington 17

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *