Senadores lembram legado de Nilo Coelho para desenvolvimento do Nordeste

A defesa de uma política de integração nacional e a condução de práticas que estimularam o desenvolvimento do Nordeste. Essas foram as grandes marcas deixadas pelo ex-senador e ex-governador Nilo de Souza Coelho, lembradas pelos senadores nesta quinta-feira (19) durante sessão especial semipresencial em homenagem ao centenário de nascimento do político pernambucano.

Nilo Coelho nasceu em Petrolina em 2 de novembro 1920. Era médico e chegou a ocupar os cargos de deputado estadual e federal, governador de Pernambuco e senador, sendo eleito em 1983 presidente do Congresso Nacional. Morreu em 1983, aos 63 anos, quando ocupava a presidência do Senado.

Autor do requerimento (RQS 731/2020) para a realização da sessão e sobrinho de Nilo Coelho, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) ressaltou que a homenagem ultrapassava a questão do laço sanguíneo. Para ele, trata-se de reconhecer o trabalho desempenhado pelo ex-senador na busca incansável por justiça social e pelo desenvolvimento do sertão nordestino por meio de um sistema de irrigação integrado.  

— Foi incansável no esforço de criar as condições para o desenvolvimento sustentável do sertão. Ao compreender que o acesso à água era o motor desse desenvolvimento, atuou para implementar os perímetros irrigados do Vale do São Francisco. Hoje, a região produz riquezas. É responsável por 90% das exportações de uva e manga do Brasil, um negócio pujante que gera mais de 360 mil empregos diretos. Um sonho que começou com Nilo Coelho e que vive na memória e no coração da sua gente — destacou.

A visão de um Brasil integrado e o estímulo à produtividade na região de Petrolina tão também foram ressaltados pelo senador Antonio Anastasia (PSD-MG), que presidiu a sessão.

— Como um grande empreendedor, ele, não só com seu conhecimento médico e, portanto, conhecedor da sensibilidade e da capacidade humana, teve uma antevisão do desenvolvimento integrado e realizou em Petrolina, em toda aquela região do interior do Nordeste, anteriormente conhecida por sua aridez, um verdadeiro oásis da fruticultura internacional — apontou.

Na avaliação do líder do MDB, senador Eduardo Braga (AM), Nilo Coelho foi o “governador da integração” e por isso continua sendo inspiração para aqueles que buscam, na vida pública, um caminho para promover justiça social e combater a desigualdade regional.  Ao fazer referência às defesas integracionistas de Nilo Coelho, Braga criticou o sistema nacional de fornecimento de energia, citando os apagões sofridos pelo estado do Amapá.

— Quero aqui prestar a minha solidariedade amazônida aos amazônidas do Amapá, que têm sofrido as duras consequências da falta de energia nas últimas semanas. Não podemos admitir uma parte do Brasil excluída e à margem do processo de desenvolvimento. Isso [a integração] era o que defendia Nilo Coelho há quase cem anos — afirmou.

Estradas

Já o senador Wellington Fagundes (PL-MT) enalteceu a visão estratégica desenvolvimentista do homenageado que, segundo ele, se notabilizou por ser um “construtor de estradas”,  o que o levou a ser conhecido como “Governador Estradeiro”. 

— Vejo na história de Nilo Coelho uma inspiração para a luta que empreendemos no Congresso Nacional para construir um Brasil moderno, um Brasil mais competitivo, um Brasil mais forte, o que, em análise derradeira, significa um Brasil melhor para o nosso povo. Um país de dimensões continentais, conectado pelos modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo, ou seja, um país devidamente integrado, pelo qual será possível subjugar as diferenças econômicas e sociais que persistem — afirmou.

Também ressaltaram o espírito integracionista de Nilo Coelho os senadores Elmano Férrer (PP-PI) e Eduardo Gomes (MDB-TO).

O ex-senador José Sarney, convidado para a sessão, justificou sua ausência em razão da pandemia de covid-19, mas encaminhou carta registrando que teve uma relação de amizade próxima com o homenageado e que a memória de Nilo Coelho “ainda permanece muito viva em todos nós”.

Vídeo

Foi exibido um vídeo institucional que trouxe um discurso de Nilo Coelho defendendo a igualdade regional e o desenvolvimento do Nordeste e um resumo reverenciando sua atuação política em defesa de iniciativas para o sertão nordestino. Entre os feitos, o projeto de irrigação do Vale São Francisco, a ampliação da produção agrícola e a criação da Fundação de Ensino Superior de Pernambuco, hoje Universidade de Pernambuco (UPE). O vídeo também fez referência ao pioneirismo de Nilo Coelho por ter integrado as regiões do sertão e agreste ao litoral em Pernambuco, com a inauguração de 800 quilômetros de rodovia pavimentada entre Recife e Petrolina e construção dos primeiros viadutos para o escoamento do tráfego urbano em Recife.  

Ainda durante a sessão, o senador Fernando Bezerra Coelho entregou a Cezar Coutinho, representante da família, uma placa que faz referência à homenagem prestada pelo Senado a Nilo Coelho.

Também estiveram presentes na sessão o deputado federal Fernando Coelho Filho (DEM-PE); o diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Luis Napoleão Casado Arnaud Neto; o reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes Neves; além de familiares de Nilo Coelho: Caio Coelho, Felipe Coelho e Renan Paes Barreto. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: http://www12.senado.gov.br/noticias/noticias/materias/2020/11/19/senadores-lembram-legado-de-nilo-coelho-para-desenvolvimento-do-nordeste
Todas as informações contidas nesta página são de responsabilidade do seu criador.

30 thoughts on “Senadores lembram legado de Nilo Coelho para desenvolvimento do Nordeste

  1. гидра ссылка это самая широкая торговая площадка не разрешенных изделий в России и государствах СНГ. Тут можно купить такие товары как марихуана, химические реактивы и конструкторы, энетеогены, разнообразные аптечные препараты, опиаты, диссоциативы, разнообразные эйфоретики, психоделические препараты, различные стимуляторы, экстази, кроме того возможно тайно обналичить криптовалюту и купить различные типы документов разных стран. На трейдерской платформе гидра происходит огромное число заказов каждодневно, множество тысяч удовлетворенных заказчиков и позитивных мнений. Наш сайт помогает всем клиентам иметь безопасный вход к торговой площадке hydra и ее изделиям и услугам. Гидра онион доступна в тор браузере, гиперссылку на действующее рабочее зеркало можно записать выше, достаточно надавить на кнопку СКОПИРОВАТЬ.

  2. If you are going for most excellent contents like myself, just go to see this web page
    all the time since it offers feature contents, thanks

  3. I was recommended this web site by way of my cousin. I am no
    longer sure whether this publish is written by means of him as nobody else realize such specific about my trouble.
    You’re incredible! Thanks!

    Feel free to surf to my website: здесь

  4. I absolutely love your site.. Very nice colors & theme.
    Did you develop this site yourself? Please reply back as
    I’m hoping to create my own personal website and would love
    to learn where you got this from or what the theme is named.
    Thank you!

    Also visit my web page: https://solohostbook.com/index.php/blog/81587/a-help-guide-for-cyclical-ketogenic-lower-carbohydrate-dieting/

  5. First off I want to say fantastic blog! I had a quick question that I’d like to ask if you don’t
    mind. I was curious to find out how you center yourself and clear your mind prior to writing.
    I’ve had trouble clearing my thoughts in getting my thoughts out there.
    I truly do take pleasure in writing however it just seems like the first 10 to
    15 minutes tend to be lost just trying to figure out how to begin. Any recommendations or hints?
    Thank you!

    my web blog: Life Vibes CBD

  6. Hello, I think your blog could be having web browser compatibility problems.

    Whenever I look at your web site in Safari, it looks fine but when opening in Internet Explorer,
    it has some overlapping issues. I simply wanted to provide you with a
    quick heads up! Apart from that, excellent website!

    my web-site: Back

  7. hello there and thank you for your info – I have certainly
    picked up anything new from right here. I did however expertise a
    few technical issues using this website, as I experienced to reload the web site many times previous to I could get
    it to load correctly. I had been wondering
    if your hosting is OK? Not that I’m complaining, but sluggish loading instances times will very frequently affect
    your placement in google and could damage your high quality score
    if ads and marketing with Adwords. Anyway I am adding this RSS
    to my email and could look out for a lot more of your respective intriguing content.

    Ensure that you update this again very soon..

    Also visit my site :: Keto Slim Cuts Review

  8. Valuable info. Lucky me I found your website by accident, and I am stunned why this accident didn’t came about in advance!

    I bookmarked it.

    My site: Back

  9. Hello! I know this is somewhat off topic but I was wondering
    which blog platform are you using for this website? I’m getting
    tired of WordPress because I’ve had problems with hackers and I’m looking at options for another platform.
    I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

  10. I’m really loving the theme/design of your site.
    Do you ever run into any browser compatibility problems?
    A number of my blog readers have complained about
    my website not operating correctly in Explorer but
    looks great in Opera. Do you have any recommendations to help fix
    this problem?

  11. Excellent items from you, man. I’ve take into account your stuff previous to and you’re just extremely great.

    I actually like what you have obtained right here, really like what you are saying and the way in which wherein you
    assert it. You are making it entertaining and you still care for to keep it wise.
    I cant wait to read far more from you. That is really a terrific web
    site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *